Ransomware

Ransomware: 5 maneiras de salvar seus dados

Um malware pode ser definido como um software ou qualquer arquivo malicioso criado para infectar sistemas e causar danos a este, geralmente com o objetivo de ter lucro em cima dos danos. Existe ainda um tipo de ataque (malware) chamado de ransomware, que criptografa os dados do PC ou sistema da(s) vítima(s) e geralmente exige dinheiro em troca da devolução dos dados.

Caso você ou sua empresa não possua uma metodologia anti-ransomware bem-preparada, um ataque desse tipo pode se escalar em proporções desastrosas, como uma brecha ou falha no sistema, e até mesmo impedindo que a empresa continue operando, a longo prazo.

Nesse artigo abordaremos sobre o que são ataques ransomware, seus objetivos e os principais pontos a serem seguidos na hora de criar estratégias eficientes para se proteger e prevenir esse tipo de ataque.

Afinal o que é um Ransomware?

Em resumo, um ataque ransomware é um tipo de malware que invade um sistema e criptografa dados sensíveis. Criptografar trata-se de codificar os dados, fazendo com que pessoas não autorizadas não consigam acessar, ler ou modificar essas informações. Dessa maneira, os invasores frequentemente solicitam uma quantia para devolver os dados burlados, que podem variar entre pequenos valores até grandes quantidades de dinheiro, que depende dos invasores, quantidade de dados roubados e etc. Deve-se atentar que os atacantes geralmente pedem a transferência em forma de moedas digitais, que não são rastreáveis; deixando menos evidências e traços para se encontrar os culpados.

Como evitar ataques ransomware

Nesse parágrafo falaremos sobre algumas estratégias para tentar evitar esse tipo de ataque, e o que fazer caso seu sistema seja violado.

A maneira com a maior eficiência para conseguir proteger seus dados, é apenas impedir que aplicativos ransomware sejam instalados no seu sistema. De modo parecido, uma boa estratégia é mapear as possíveis formas e caminhos com qual uma aplicação como essa entraria no seu sistema, assim como quais dados seriam primordialmente atacados. Com isso, se torna mais fácil sinalizar quais sistemas serão os principais alvos, e o que deve ser incluso em backups realizados com maior frequência.

Abaixo listamos os principais passos a serem seguidos na construção de um bom plano de prevenção contra ataques ransomware

Principais passos a serem seguidos na construção de um bom plano de prevenção contra ataques ransomware

1- Mapeamento dos Dados

Faça uma lista contendo todos os dados da sua empresa, informando o tipo de informação (crítica, valiosa, privada etc) e em quais locais estão armazenadas. Após a conclusão da lista, classifique seus dados quanto a importância, para saber quais devem ser primordialmente protegidos e incluídos em backups regulares

2 - Mapeamento dos equipamentos

Crie uma lista contendo todos os equipamentos e estações de trabalho abertos e utilizados na empresa. Dessa forma, é possível identificar de onde pode vir a origem de um ataque, por exemplo. Assim como na listagem dos dados, você também pode classificar os seus terminais quanto ao tipo de informação.

3 - Plano de Recuperação de Desastres

Crie um plano de recuperação de desastres para ataques do tipo ransomware. No plano deve estar bem definido quais são os sistemas e dados que devem ser recuperados e os backups a serem utilizados.

4 - Backups

Ainda mais importante do que apenas realizar backups, é garantir que eles estejam bem protegidos. Uma vez que, eles só serão úteis caso estejam utilizáveis, ou seja, seguros e cabíveis de acesso. É necessário ter a certeza de que qualquer backup a ser utilizado seja confiável, e que os dados contidos neles possam ser restaurados.

5 - Cópias secundárias dos seus dados

Tenha cópias de seus dados em outros locais, de preferência offline. Dessa maneira, é possível assegurar que mesmo que sua empresa seja atacada com um ransomware, uma unidade de armazenamento OFFLINE não será contaminada com a criptografia maliciosa. Lembre-se de garantir a proteção dos dados da sua unidade secundária, assim como das primarias.

E caso você já tenha sido atacado por um ransomware, o que pode ser feito? Existe algumas soluções para recuperar os dados sem precisar dar a quantia pedida pelos invasores, listamos elas abaixo:

Principais soluções para recuperar os dados

1- Restauração de backup

Esse passo é o mais simples, prático e comum quando falamos de ataques ransomware. É necessário apenas realizar a restauração de algum backup dos que você possui, lembrando que deve ser de uma data anterior ao ransomware, para garantir que os arquivos estejam limpos e seguros. Também se certifique de que sua máquina ou sistema esteja desinfectado quando for realizar a restauração, para não infectar os arquivos do backup, novamente.

2 - Restauração do Sistema Operacional

Caso você esteja utilizando o sistema operacional Windows, você pode usar um dos backups realizados automaticamente pelo PC para restaurar os seus dados, basta utilizar o aplicativo Restauração do Sistema Windows (Restaurar o PC em versões mais recentes). É importante lembrar que essa opção somente funcionará caso você tenha a opção de permitir o Windows a fazer backups pontuais ativada, caso contrário, nenhum backup será encontrado quando for realizar o procedimento de restaurar o PC.

3 - Softwares de recuperação de dados

Existe também a opção de utilizar aplicativos externos para restaurar seus dados, como aplicativos especializados para recuperação de dados violados. Essa opção pode vir a ser útil caso as soluções anteriores não tenham dado certo, ou você simplesmente não tenha um backup que possa ser restaurado. Existe ainda aplicativos que são especializados na recuperação de dados de ataques ransomware.

Quanto aos softwares de recuperação de dados, essas aplicações geralmente permitem que você extraia os dados corrompidos ou excluídos de uma determinada unidade de armazenamento e repare as unidades afetadas, ou reverta a formatação delas.

Dentre as opções do mercado, as de maior destaque são Mr2, Prosoft Data Rescue e Stellar Recovery. A maioria dos aplicativos citados (e outros também) são capazes de recuperar grande parte dos dados de dispositivos de armazenamento, como pendrives, discos rígidos, armazenamento externo (HD, SSD) e entre outros. Também é possível recuperar outros dados,

como aqueles que foram previamente corrompidos (sem ser pelo ataque ransomware) ou deletados por engano.

Nesse artigo você aprendeu um pouco mais sobre os ataques ransomware e como se prevenir deles, que tal checar algum de nossos outros artigos ou falar com um de nossos especialistas para auxiliar sua empresa a lidar melhor com o risco ou incidente de segurança da informação.

Local

Rua Verbo Divino, 2001
São Paulo – S.P

Nossos Horários

08:00 AM – 18:00 PM
Segunda-Sexta

Telefones de Contato

Telefone: +55 11 3774.3711
Email: contato@oneit.com.br

Mais artigos sobre como uma Empresa de TI pode ajudar o seu negócio