Na verdade, a tecnologia hoje faz parte das empresas, então o suporte em TI é um serviço que não pode faltar. A atuação dos profissionais da área da tecnologia não é apenas para promover processos e estruturas de gestão, mas também para se tornar uma estratégia interna das empresas.
É fundamental ter uma equipe qualificada e pronta para solucionar qualquer problema. Porém, existe um dilema: terceirizar ou ter uma equipe interna de suporte em TI? Qual é melhor?
As condições causadas pela pandemia Covid-19, acabaram por resultar em um grande número de demissões no mercado, o que permite que as empresas se adaptem ao serviço da melhor maneira. Portanto, muitos departamentos, incluindo tecnologia da informação, adotaram a terceirização.
Uma pesquisa com 100 executivos sênior de TI, segurança e engenharia na Pulse no início de julho de 2019 mostrou que aproximadamente 79% dos líderes afirmaram que a decisão de reiniciar a contratação está diretamente relacionada ao estado da economia.
Mas, o que acontecerá com a economia em 2020 em 2021, os anos estão longe de estar resolvidos. Portanto, investir neste serviço pode economizar custos, aumentar a eficiência e outros benefícios que você irá conhecer aqui.
Quais são as 5 melhores vantagens de ter um suporte em TI terceirizado?
Acompanhar as necessidades da sociedade moderna é extremamente complicado, principalmente porque vivemos em tempos de crise. No entanto, existem outras maneiras de obter os melhores resultados.
Uma delas é a utilização do outsourcing (ou terceirização) de suporte em TI na sua empresa. A maioria das empresas tem usado cada vez mais essa medida. Isso porque, além da qualidade dos serviços prestados, esse modelo de negócio também pode gerar economia de custos.
Para sustentar uma equipe interna de suporte em TI, as empresas precisam considerar os custos de seleção, recrutamento e treinamento.
Isso se soma à infraestrutura física de atuação do profissional, sendo que esses profissionais podem não ter o conhecimento necessário para lidar com problemas específicos quando necessário.
Por meio da terceirização, a contratada pode obter profissionais qualificados e capacitados para atuar nas diversas áreas da TI, conforme necessário. Com isso em mente, confira a seguir as 5 principais vantagens da terceirização do suporte em TI.
1- Disponível a todo momento
Ao terceirizar o suporte em TI, você pode contar com a alta disponibilidade da empresa responsável para atender às necessidades necessárias, a qualquer hora e em qualquer lugar.
A terceirização de TI, também conhecida como terceirização na área, oferece suporte 24x7x365. Isso significa que você pode contar com os serviços contratados 24 horas por dia, todos os dias da semana e em todo o ano (a depender, claro, do tipo de contrato firmado).
Desta forma, sua solicitação será resolvida no prazo prescrito sem afetar os processos da empresa, e será realizada por uma equipe focada em suas prioridades.
2- Gestão centralizada
Ao terceirizar o suporte de TI, a gestão dessa área fica a cargo dos profissionais da empresa contratada, responsáveis por focar de forma integral nos processos de negócio, planejamento, conhecimento e expertise. Trabalhar com gerentes na área de TI do cliente pode alcançar alto desempenho e resultados positivos.
O gerenciamento centralizado permite o controle de todas as disciplinas de TI, garante que os serviços fornecidos estejam dentro do SLA acordado, melhora a qualidade dos serviços de TI e permite que os gerentes se concentrem na estratégia de negócios.
3- Os custos serão reduzidos
O suporte em TI pode fornecer resultados de alta qualidade relacionados ao negócio principal e às necessidades da empresa, pois analisa, avalia, planeja e implementa as soluções mais adequadas, resultando em eficiência e maior lucratividade.
Além disso, os prestadores de serviços são profissionais e sempre seguem as inovações da indústria e as aplicam em seus processos.
O custo da terceirização de suporte é fixo e não há necessidade de outras despesas, o que representa um grande benefício de custo para empresas que não precisam de orientação interna sobre os serviços de operação de TI.
Dessa forma, os funcionários podem se concentrar em questões mais estratégicas e concentrar o tempo e os recursos da empresa no negócio.
4- Profissionais capacitados
Quando uma empresa contrata uma outsourcing de TI, conta com várias opções de profissionais capacitados em todas as áreas da TI; desde infraestrutura, sustentação, data center, segurança da informação até as inovações que transpassam a transformação digital.
Independentemente de sua criticidade, esses colaboradores estão preparados para atender às mais diversas necessidades que possam surgir em sua empresa.
Vale lembrar que o campo da tecnologia é muito instável, com novos desenvolvimentos surgindo quase todos os dias.
Por isso, os profissionais precisam atualizar constantemente seus conhecimentos, e os provedores de TI estruturados treinam e certificam seus funcionários para mantê-los atualizados nas mais diversas disciplinas, preparando-os para resolver problemas complexos com expertise e agilidade.
5- Serviço garantido
O suporte de TI terceirizado é contratado na assinatura de contratos com base em acordos de Service Level Agreement (SLA) ou Acordo de Nível de Serviço.
Neste documento são estipulados as condições e os prazos em que os serviços prestados devem ser exercidos para serem considerados satisfatórios.
Em outras palavras, garante a execução de serviços de alta qualidade no prazo acordado para alcançar um perfeito andamento das operações.
A terceirização do suporte em TI é sem dúvidas uma possibilidade a ser vista por sua empresa com bons olhos.
Ou seja, é uma contratação que pode agregar em muitas coisas em qualquer tipo de empresa, pois como vimos em suas vantagens, além de proporcionar uma maior possibilidade de redução nos custos, pode se adaptar às mais diversas empresas, seja que qual campo de atuação ela for.
Além de não arriscar a contratação de profissionais em TI que não possuem capacitação suficiente para as suas necessidades, terceirizar o TI, não existem custos para formar profissionais, selecionar profissionais ou criar um ambiente de trabalho em sua empresa adequado para este tipo de serviço.
Portanto, a terceirização e TI, na maior parte dos casos, é a opção mais vantajosa.