Suporte TI

O que é Suporte de TI?

Serviços gerenciados e Suporte de TI

A TI hibrida utilizando Suporte de TI é a união de serviços locais e armazenados em nuvem; que se popularizou com o grande aumento do uso de servidores em nuvens por parte de empresas. Nesse contexto, a TI gerenciada é um conjunto de serviços de TI hibrida, que englobam desde funções sob demanda até mesmo cobertura global da empresa, 24h por dia e todos os dias do ano. A maior vantagem oferecida pela TI gerenciada é em relação a carga de estresse e trabalho da sua equipe de TI interna, que tende a diminuir com a contratação de um provedor.

Entre as vantagens fornecidas por empresas de serviços de TI gerenciada estão inclusas: redução da demanda interna de serviços, otimização no tempo de atividade e aumento de eficiência da equipe de TI.

Suporte TI - Como Funciona?

A TI gerenciada permite que as empresas terceirizem suas tarefas para o provedor, isso pode ser feito através de assinaturas mensais ou contratos específicos. Esses tipos de serviços fazem com que a carga de trabalho de uma equipe seja diminuída, além de possibilitar complementar o trabalho já sendo feito ou até mesmo substituir completamente o trabalho de uma equipe. Os provedores de serviços de TI gerenciada são conhecidos como MSPs.

Serviços mais populares de Suporte de TI

Os serviços de uma TI gerenciada podem incluir muitos segmentos, aqui listamos os mais frequentemente utilizados:

Servidor na Nuvem

Configuração, monitoração e o gerenciamento de arquivos hospedados na nuvem.

Segurança da Informação

Serviços de segurança, como monitoramento, testes contra possíveis invasões, prevenção de ameaças e planos de respostas a incidentes

PABX Virtual

Serviços a suporte de comunicação, como por exemplo telefonia IP ou MOIP

Gerenciamento Remoto

Gerenciamento remoto de hardwares e infraestrutura no geral

Monitoramento de Servidores

Monitoramento remoto de hardwares e servidores de rede

Backup de Arquivos

Gestão e execução do processo de backup de arquivos 

Quais são as vantagens dos serviços de gerenciamento de TI?

Existem muitas vantagens ao utilizar um MSP, como por exemplo:

– Eficiência

Ao contratar um MSP e terceirizar os serviços que forem necessários, você permite redirecionar sua equipe de TI para outras tarefas mais importantes, ou que possuam maior lucratividade. Além disso, os provedores de TI gerenciada também são capazes de oferecer dicas e orientações para auxiliar e otimizar o desempenho da sua infraestrutura, desencadeando um grande aumento na produtividade.

– Termos contratuais

Os serviços provedores de TI gerenciada deixam você definir níveis de serviço (SLA) para cada tarefa contratada. Isso quer dizer que, você só irá pagar pelos serviços que realmente utilizar, evitando custos associados ou extras. Por exemplo, um funcionário contratado ocupa tempo integral, e necessita treinamento, já os MSPs só funcionam quando necessário e não precisam de custos de treinamento.

– Melhor gerencia do tempo

Os MSPs não seguem o mesmo fluxo de carga horaria de trabalho dos seus funcionários, em outras palavras, isso significa que são capazes de executar tarefas como atualizações ou backups fora do horário comercial. De maneira geral, ao permitir isso, é possível perceber uma maior eficiência quanto ao tempo de atividade e uma menor taxa de interrupções no fluxo de trabalho.

Desvantagens do Suporte de TI, existe alguma?

Apesar dos MSPs trazerem muitas vantagens para sua empresa, é necessário escolher com sabedoria e tomar alguns cuidados na hora de tomar sua decisão, listamos alguns desses itens abaixo:

– Histórico do provedor

Pesquise e analise o histórico dos possíveis provedores, uma boa estratégia é solicitar diretamente ao MSP outras empresas quais eles prestem serviços, caso se recusem a fornecer essa informação, é um grande indicativo de que não é a empresa ideal a ser escolhida. Além disso, você pode verificar como outras empresas de seu ramo e escala se saem utilizando o mesmo MSP.

– Responsabilidade dos fornecedores

Observe se os termos SLA dos fornecedores considerados estão bem definidos e claros. Ao contratar um MSP, você deve ter a garantia de que eles podem ser responsabilizados por possíveis ações errôneas executadas por eles. Por exemplo, documentos sobre o desempenho do sistema e relatórios de erros bem documentados. Caso um MSP seja incapaz ou se recuse a compartilhar essas métricas e/ou dados com sua empresa, você deve evita-lo.

– Planejamento estratégico de TI

Os MSPs precisam te auxiliar a criar planejamentos e estratégias para otimizar suas atualizações de infraestrutura, alterações de configurações e outras tarefas. Um provedor de TI gerenciada não deve apenas entender e gerenciar sua estrutura, mas estudá-la para compreender quais melhores caminhos a serem seguidos, com base nas metas e objetivos da empresa. O planejamento deve englobar pelo menos um período de dois anos a contar da data de contratação.

Como saber se um MSP atende as minhas necessidades?

Existem algumas dicas que você pode seguir ao escolher um MSP, para garantir que ele de fato atenderá suas necessidades e que você consiga extrair o máximo dele. Listamos abaixo:

– Escalabilidade e flexibilidade

Analise se o provedor escolhido tem capacidade de expandir conforme suas necessidades, ou seja, se ele consegue escalar juntamente com sua empresa. Exemplo disso: possibilidade de expandir banda, experiencia e horas de serviço. Se um MSP não possui infraestrutura para suportar o tamanho da sua empresa, apenas reduzirá seu desempenho.

– Auditoria dos seus sistemas atuais

Peça para que os provedores efetuam uma auditoria na sua empresa, e emitam um relatório final com o parecer se serão capazes de oferecer todo o suporte e experiencia necessários. Se certifique de que eles darão todo suporte aos hardwares necessários, e de que conheçam as metodologias utilizadas nos sus sistemas.

– Avalie os sistemas de TI atuais

Faça uma lista contendo todas as tarefas necessárias a serem contratadas, equipamentos, infraestrutura e o fluxo de trabalho. Além disso, coloque o orçamento disponível para ser gasto e quais recursos você já possui atualmente. Outro fator a ser considerado é se a contratação de um MSP será a curto ou longo prazo, pois, embora sejam mais baratos inicialmente, podem se tornar mais custosos com o passar do tempo; conforme sua empresa escale.

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