privacidade de dados

Tudo que você precisa saber sobre privacidade e proteção de dados

A privacidade e a proteção de dados são dois termos com significados distintos, mas que são muitas vezes utilizados erroneamente, como se fossem a mesma coisa. A privacidade de dados de modo geral tenta definir quem serão os usuários ou organizações responsáveis e que terão acesso aos dados, enquanto a proteção define técnicas, métricas e políticas a serem implementadas para restringir o acesso total as informações. Por exemplo, as empresas devem ser encarregadas de adotarem metodologias que consigam proteger os dados de seus usuários.

Nesse artigo, abordaremos de maneira sucinta as definições de privacidade e proteção de dados, suas diferenças e a importância de cada uma delas.

Proteção de dados

A proteção de dados, conhecida também como Segurança de Dados ou Privacidade de informações, trata-se de um conjunto de metodologias e técnicas aplicadas para assegurar a integridade, disponibilidade e proteção dos dados dos usuários.

Adotar e implementar a metodologia correta é primordial para qualquer empresa ou organização que coleta, manipula, trata e/ou armazena dados confidenciais de seus usuários. Políticas de proteção bem definidas conseguem ajudar a prevenir situações como roubo, perda ou corrupção dos dados armazenamentos, o que proporciona uma minimização dos danos causados em cenários como uma brecha de informações ou um desastre.

Privacidade de dados

Por outro lado, a Privacidade de dados é um guia para aplicações de regras sobre como os dados devem ser coletados e manipulados, levando como base sua sensibilidade e importância. Alguns exemplos de áreas onde a privacidade de dados pode ser aplicada são: dados de saúde, dados de identificação pessoal (CPF, RG etc.), datas de nascimento, informações de contato e entre outras.

Importância

As diretrizes de privacidade de dados devem ser aplicadas em toda e qualquer dado detido por uma empresa ou organização, como informações de clientes, investidores e funcionários. Usualmente, esses tipos de informações possuem um papel extremamente importante dentro de operações de negócios, finanças e desenvolvimento, por isso, toda segurança é necessária.

A privacidade de dados tenta garantir que esses tipos de dados sejam apenas acessados por pessoas previamente autorizadas. Isso previne, por exemplo, que criminosos consigam acessar esses dados para fins maliciosos, como rouba ou destruição de dados.

A privacidade de dados deve ser assegurada por regulamentações de proteção de dados. A não colaboração das empresas ou não aplicação das metodologias por parte destas pode resultar em multas ou perda de autoridade das informações.

Proteção de Dados vs Privacidade de Dados

Apesar de ambos os termos serem importantes, e em muitos casos, serem utilizados em conjunto, eles não são e nem significam a mesma coisa. Um direciona políticas enquanto o outro mecanismos.

A privacidade de dados tem como principal foco definir quem deve ter acesso a um determinado grupo de informações, enquanto a proteção foca em aplicar essas práticas. A privacidade define as regras e políticas e a proteção as ferramentas.

É importante ressaltar que a criação de manuais ou de regras para a privacidade de dados não garante totalmente que usuários sem autorização não conseguirão acessar essas informações. De maneira similar, uma restrição aplicada através da proteção de dados pode assegurar somente uma parte dos dados, enquanto expõe e deixa outros tipos de informações sensíveis.

A privacidade de dados é focada em definir quem tem acesso a determinado grupo de informações, enquanto a proteção foca em aplicar essas práticas. A privacidade define as políticas e a proteção ferramentas. Ambos são necessários e devem ser aplicados para garantir que os dados permaneçam seguros. Usuários devem controlar a privacidade, enquanto as empresas devem assegurar a segurança.

Um ponto importante que distingue muito bem a privacidade da proteção de dados, é sobre quem deve estar no controle das informações. Para a privacidade de dados, os usuários são quem devem controlar a quantidade de informações a serem compartilhadas e com quem. Já para a proteção de dados, essa tarefa deve ser entregue as empresas, que precisam manipular os dados ao mesmo tempo que, precisam garantir que eles estejam seguros. Os regulamentos de conformidades denotam essa diferença e são criados justamente para assegurar que a privacidade dos dados do usuário seja devidamente realizada pelas empresas.

Melhores práticas para garantir a privacidade dos dados

Nesse paragrafo abordaremos algumas práticas que podem te ajudar na tarefa de assegurar a privacidade de dados aos seus usuários.

Criar e manipular políticas de privacidade pode ser uma tarefa desafiadora, mas não é possível. As práticas listadas abaixo irão te auxiliar a garantir que as políticas criadas por você serão as mais efetivas possíveis.

1 – Colete o mínimo de informações possíveis de seus usuários

Tenha certeza de que suas políticas manipulem e armazenem somente as informações que forem necessárias. Por exemplo, se você coletar mais dados do que é preciso, isso fará com que sua responsabilidade perante a segurança dos dados aumente, aumentando a carga de trabalho. Além disso, ao minimizar a quantidade de dados coletados, fará com que essas informações ocupem menos espaço e armazenamento em disco, gerando economia de recursos.

2 – Forneça transparência aos seus usuários

No mundo de hoje, muitos dos usuários já possuem conhecimento a respeito de políticas de privacidade, e por isso, tendem a valorizar mais as empresas que são transparentes quanto a como utilizam seus dados. Um exemplo recente disso, é a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), que fez com que usuários tomassem conhecimento sobre como os dados são coletados e usados por parte de organizações.

3 – Faça a classificação correta dos dados

Uma parte importante da privacidade de dados é compreender quais são os tipos de informações que você coleta, como ela é tratada e onde ela é armazenada. Dessa forma, suas políticas devem definir como esses dados devem ser manipulados. Por exemplo, você precisa definir com que frequência os dados são scaneados e alocados uma vez que são classificados.

Nesse artigo você aprendeu um pouco mais sobre a proteção e privacidade de dados, a como diferencia-las e possíveis formas de aplica-las na sua empresa!

Confira alguns de nossos Artigos

Backup da Nuvem
Backup

O que é backup na nuvem?

O que é backup na nuvem? O seu negócio ainda não possui um serviço de backup dos dados processados na sua empresa? Independentemente de que

SAIBA MAIS »

O que Você esta esperando ?

Entre em contato ou fale direto com um de nossos especialistas para saber mais.

Local

Rua Verbo Divino, 2001
São Paulo – S.P

Nossos Horários

08:00 AM – 18:00 PM
Segunda-Sexta

Telefones de Contato

Telefone: +55 11 3774.3711
Email: contato@oneit.com.br