Vírus de computador, como remover?

Como saber se o seu computador esta com vírus

Se o seu PC tem apresentado comportamentos estranhos recentemente, tais como desempenho lento, reinicializações e desligamentos aleatórios além de outros comportamentos anormais, pode ser que ele tenha sido infectado com vírus. Um vírus é um programa malicioso que tem como objetivo causar danos a sistemas, como PCs e celulares. A maneira mais comum de infectar um PC é visitando sites suspeitos ou fazendo o download de programas maliciosos.

Embora pareça fácil, identificar quando um PC está com vírus pode ser uma tarefa desafiadora, uma vez que, grande parte desses programas executam em segundo plano, ou seja, não ficam visíveis ao usuário.

Segurança da informação

Tipos de vírus

Existem diversos tipos diferentes de vírus, como, como malwares, ransomwares, spywares, sendo que cada um causa algum tipo de dano diferente ao seu computador, como por exemplo o ransomware, abordado recentemente em nosso artigo sobre ransomware. O sistema pode ser infectado através de visitas a sites suspeitos, conexões remotas entre seu computador e outra máquina (usando programas como anyDesk, TeamShare etc), arquivos baixados (anexos recebidos via e-mail, aplicativos baixados de sites de terceiros).

Fale agora com a OneIT empresa de TI e não sofra mais com vírus de computador.

Como identificar se um PC está com vírus?

Abaixo listamos algum dos principais pontos observados em um sistema infectado:

  • Falta de armazenamento (Ex: seu HD ontem estava com 400gb livre e hoje está apenas com 4gb)
  • Homepage do seu navegador redefinida (Ex: página estranha ou diferente toda vez que você abre seu navegador)
  • Ações inesperadas do PC (Ex: desligamentos repentinos, reinicializações, fechamento de programas)
  • Popups pela tela (Ex: popus estilo anuncio de páginas da internet em qualquer tela do seu computador)

Como saber se meu computador esta infectado?

A maneira mais ágil para identificar é escaneando seu computador a procura de arquivos maliciosos. Isso pode ser feito através do programa antivírus padrão do Windows, Windows Defender, ou um aplicativo externo dedicado a proteger seu computador contra vírus, tal como Kaspersky, Eset Nod, Notron etc.

Nesse tutorial ensinaremos a escanear seu PC utilizando o Windows Defender.

  1. No menu inicial procure por Configurações
  2. Selecione a opção Atualização e Segurança
Como identificar vírus no meu computador

3. No painel lateral da esquerda selecione Windows Defender, uma tela semelhante a imagem abaixo aparecerá (ou abrirá em nova janela, dependendo da versão do seu Windows):

Como identificar vírus de computador

4 – Caso deseje fazer um escaneamento mais rápido, clique em Verificação rápida. Se desejar uma avaliação mais detalhada (e demorada), selecione opções de verificação e Verificação completa.

OS: Para casos em que você desconfie que seu PC está infectado, recomendamos fortemente utilizar a Verificação completa

Como proteger seu PC de vírus?

Mais importante do que apenas saber como verificar se o seu computador está infectado, é saber como se prevenir de que isso aconteça!

1 – Instale um antivírus. Faça o download de um aplicativo especializado em proteger seu computador contra vírus, esses programas são capazes de barrar arquivos suspeitos, fazer varreduras completas no PC e remover os arquivos maliciosos com segurança.

2 – Realize backups periódicos. Uma boa ideia é sempre ter um backup dos seus arquivos disponíveis em caso de invasão ou arquivos maliciosos no seu PC. Uma opção é ter seus dados salvos em nuvem.

3 – Mantenha seus aplicativos atualizados – Empresas continuam dando suporte a aplicativos antigos, oferecendo atualizações frequentes por um longo período após o lançamento destes. Isso acontece, pois, aplicativos desatualizados são mais vulneráveis. Por isso, sempre verifique se os apps instalados no seu PC possuem a versão mais recente disponível. Uma empresa especializada em Suporte de TI pode auxiliar você nesta tarefa.

ONEIT - EMPRESA DE TI

FALE AGORA COM UM ESPECIALISTA DE SEGURANÇA