Suporte de TI

Suporte de TI Terceirizado: Vale a Pena?

O profissional que trabalha com Suporte em TI terceirizado é responsável por efetuar a administração de informações da empresa contratante, realizando a distribuição desses dados entre as redes de computadores .

Além disso, esse profissional atua diretamente no processamento de informações, na parte de hardware e na engenharia de software, de forma resumida o TI trabalha com os computadores da empresa para garantir segurança e otimizar processos.

Ademais, as empresas podem optar por contratar de forma fixa o profissional de TI, ou contratar de forma terceirizada, ou seja, contratar esse profissional para situações específicas, periodicamente de tempos em tempos. 

O serviço de TI terceirizado vem ganhando espaço, pois é atrativo para empresa e para o profissional. Quer saber mais? Então, vem comigo!

Suporte de ti terceirizado: vale a pena?

O Suporte em TI terceirizado vale a pena sim, em situações onde esses profissionais são autônomos, possuem seus próprios escritórios ou consultórios. 

Desse modo, o profissional terceirizado faz seus próprios horários, escolhe seus preços, trabalha para instituições diversas como grandes e pequenas empresas, restaurantes, franquias.

O Suporte em TI terceirizado também vale a pena para quem contrata, uma vez que terceirizar esse serviço tem um custo-benefício atrativo, o profissional normalmente tem disposição imediata, principalmente dependendo da demanda do contratante, é um atendimento especializado e flexível, e as soluções apresentadas são sob medida.

Suporte de ti terceirizado: quais as principais vantagens?

As principais vantagens do Suporte em TI terceirizado, consistem em:

  • A produtividade da empresa é maior, visto que problemas em recursos tecnológicos como softwares, computadores, internet e impressoras comprometem a atuação dos funcionários e produtividade da empresa. Então, o TI atua de forma a otimizar esses processos e resolver os possíveis problemas;
  • Os custos são reduzidos, tanto em relação ao contratar esse serviço, uma vez que não é preciso pagar salário fixo, impostos, férias e por aí vai, quanto em relação a cuidar dos equipamentos, por exemplo, até porque é mais barato realizar a manutenção preventiva do pagar por novos equipamentos;
  • O TI terceirizado aumenta a segurança de informações da empresa, uma vez que esses profissionais contam com programas de segurança de dados de qualidade e profissionais capazes e qualificados;
  • Os profissionais são atualizados, estão em constante processo de evolução profissional, visto que essa área exige isso;
  • As vantagens também se estendem ao TI, uma vez que fazem seus horários, escolhem onde e com que segmento trabalhar, podem ter um salário maior do que se trabalhasse em um local fixo.

Suporte de ti terceirizado: como funciona?

O Suporte em TI terceirizado funciona do seguinte modo:

O profissional de TI administra dados de uma instituição, efetuando a distribuição dessas informações em redes de computadores, otimiza processos, garante a segurança dos dados da empresa, atua diretamente no processamento de informações, com hardware e com software.

Além disso, o TI é indispensável para a tomada de decisão de uma empresa, através de dados, uma vez que esse profissional coleta dados, verifica-os e repassa essas informações à empresa que tomará a decisão.

Sendo assim, essas são as funções do profissional de TI, quando o mesmo trabalha de forma terceirizada, ou seja, não tem vínculo empregatício fixo com a empresa contratante, presta serviços quanto é solicitado para empresas diversas, de acordo com sua disponibilidade e interesse.

Dicas para um Suporte de ti terceirizado

Para ser trabalhar com Suporte em TI terceirizado, é necessário ter algumas habilidades e como:

Ter uma boa comunicação

Saber se comunicar e expressar suas ideias, resultados das análises é essencial, para que a empresa entenda o que você quer falar, e para que você consiga repassar o que deseja, se há problemas, quais as soluções, o que fez.

Ser proativo

Quando tiver espaço de ser proativo, ou seja, atuar de modo que previna e impeça problemas na empresa contratante, o faça, isso chamará a atenção e mostrará o profissional capacitado e de qualidade que você é.

Nesse momento, é importante manter uma boa comunicação com a empresa para não fazer algo que o contratante desaprove, por isso, é importante ser proativo, mas estar sempre em comunicação com a empresa, se ela permite fazer essas modificações e principalmente se ela abre espaço para essa proatividade.

Busque inovações e conhecimentos sempre

O profissional que atua com TI deve sempre buscar inovações e conhecimentos, uma vez que esse mercado se reinventa diariamente, surgem inovações e novas ideias.

Desse modo, o profissional pode procurar cursos, workshops, artigos na área, pesquisas desenvolvidas, ou seja, o importante é sempre estar à frente e de conformidade com o que surge no mercado de TI. 

Isso se aplica principalmente ao profissional terceirizado, uma vez que se ele não apresenta conhecimentos necessários para resolver aquelas demandas da empresa ou surge outro que apresenta inovações melhores, ele perde seu lugar.

Dominar a língua inglesa

Dominar a língua inglesa é essencial, visto que muitos programas, técnicas e equipamentos utilizam o inglês, além disso, permite potencializar a formação abrindo portas para inclusive trabalhar fora do país.

O segmento da tecnologia, além de boa parte contar com a língua inglesa, é uma profissão onde não falta emprego no Brasil ou fora do Brasil, afinal o que não é conectado hoje? Principalmente quando falamos de empresas, negócios e inovações no mercado.

Um bom TI consegue oportunidades no Brasil, mas se estiver atento também conseguirá oportunidades no Exterior, seja de cursos, formações e até mesmo de empregos.

O Suporte em TI terceirizado consiste em uma profissional essencial para o mercado, negócios, empresas de sucesso e que visam a segurança de suas informações, de seus clientes, otimizar a atuação dos funcionários.

Além disso, o profissional de TI que trabalha terceirizado tem um amplo espaço no mercado, primeiro em empresas que não contam com esse serviço, então periodicamente contratam esse profissional, mas também empresas que possuem um TI fixo chamam o terceirizado para somar ainda mais na empresa.

Por fim, tanto para empresas quanto para os profissionais há diversas vantagens, inclusive o TI pode optar por trabalhar no Brasil ou no Exterior, oportunidades não vão faltar.