Infelizmente, hoje em dia ninguém está livre de sofrer um ataque através de um ransomware! Aliás, essa forma de ataque tem se tornado cada vez mais comum em empresas! Após o vírus infectar seu computador, existem duas possibilidades. A criptografia dos dados ou o bloqueio do sistema operacional.
Assim, você ou sua empresa se tornaram um refém digital! Somente após o pagamento de um regaste, é que as informações são liberadas. O resgate na maioria das vezes, são altas quantias que devem ser pagas em bitcoins.
Os bitcoins para quem não entende, são moedas digitais ou criptomoedas. Ou seja, é uma moeda descentralizada, que não é regulada por qualquer empresa, órgão ou governo. Assim, se você deseja movimentar bitcoins, você precisa criar um perfil, que não precisa estar vinculado a sua pessoa real. Basta criar um perfil pseudônimo para a movimentação. Dessa forma, fica quase impossível rastrear a pessoa por trás do sequestro digital.
O que acaba facilitando a ação dos hackers! Existem muitas formas de ser infectado por um ransomware! Mas também, há formas eficientes de se proteger contra o ransomware! Por isso fique atento!
Como saber se eu posso estar vulnerável a um ataque?
Antes de mais nada é importante saber como anda a sua segurança. Alguns pontos são essenciais para saber o quanto você pode estar suscetível a um ataque!
Não manter seu dispositivo atualizado – as atualizações do seu dispositivo são essenciais para te manter seguro. Mensalmente, os hackers criam novos vírus e as empresas se atualizando criando novas proteções.
Sistemas e navegadores não recebem parches – os patches são programas que tem a função de atualizar, fazer a correção de possíveis erros de performance ou usabilidade. Aliás, eles também corrigem bugs e vulnerabilidades de segurança apresentadas.
Você não possui backup – toda empresa tem que possuir um sistema de backup!
Manter o backup atualizado de acordo com as necessidades da empresa.
Preferencialmente, o armazenamento não pode ser na mesma rede da empresa. Ou deve estar conectado de alguma forma. Assim, caso ele venha infectar a rede de computadores da empresa, ele não terá acesso a esse backup.
Falta de atenção a proteção cibernética – a grande maioria das empresas só se preocupam em se proteger ou ter processos de segurança da informação, quando um ataque já aconteceu! Mas, o ideal é sempre se proteger antes! Existem diversas formas de se proteger contra um ataque cibernético. Entretanto, as principais são: instalar um antivírus, manter o firewall em dia e treinar as pessoas!
Então, sim, treinar as pessoas é parte fundamental da segurança cibernética da empresa! Grande parte dos ataques são “liberados” por pessoas! Elas acabam clicando ou fazendo o download de arquivos em links contaminados!
O envio de e-mails de empresas extremamente parecidos com a comunicação real, aumentaram muito! Inocentemente, as pessoas clicam achando que é uma comunicação real. E nesse exato momento, abrem a porta para que o ataque aconteça! Por isso, pense em tudo o que falamos aqui e reveja o quanto você e sua empresa, estão protegidos!
Deseja saber mais informações? Nós da Empresa de TI – OneIT conseguimos ajudar.
Fala agora via WhatsApp com um especialista ou ligue para nós 11 3774-3711.
O que Você esta esperando ?
Fale agora com um especialista e vamos avaliar as vulnerabilidades de sua empresa. Caso você sofreu um ataque, entre em contato direto com nosso especialista e ajudamos a sua empresa a lidar de forma efetiva contra este incidente de segurança da informação.
Local
Rua Nove de Julho, 72
São Paulo – S.P
Nossos Horários
08:30 AM – 18:00 PM
Segunda-Sexta
Telefones de Contato
Telefone: +55 11 3774.3711
Email: contato@oneit.com.br