Ransomware

Sequestro de Dados – Ransomware o que é? e como se proteger contra-ataques cibernéticos

Infelizmente, hoje em dia ninguém está livre de sofrer um ataque através de um ransomware! Aliás, essa forma de ataque tem se tornado cada vez mais comum em empresas! Após o vírus infectar seu computador, existem duas possibilidades. A criptografia dos dados ou o bloqueio do sistema operacional.

Assim, você ou sua empresa se tornaram um refém digital! Somente após o pagamento de um regaste, é que as informações são liberadas. O resgate na maioria das vezes, são altas quantias que devem ser pagas em bitcoins.

Os bitcoins para quem não entende, são moedas digitais ou criptomoedas. Ou seja, é uma moeda descentralizada, que não é regulada por qualquer empresa, órgão ou governo. Assim, se você deseja movimentar bitcoins, você precisa criar um perfil, que não precisa estar vinculado a sua pessoa real. Basta criar um perfil pseudônimo para a movimentação. Dessa forma, fica quase impossível rastrear a pessoa por trás do sequestro digital.

O que acaba facilitando a ação dos hackers! Existem muitas formas de ser infectado por um ransomware! Mas também, há formas eficientes de se proteger! Por isso fique atento!

Como saber se eu posso estar vulnerável a um ataque?

Antes de mais nada é importante saber como anda a sua segurança. Alguns pontos são essenciais para saber o quanto você pode estar suscetível a um ataque!

Não manter seu dispositivo atualizado – as atualizações do seu dispositivo são essenciais para te manter seguro. Mensalmente, os hackers criam novos vírus e as empresas se atualizando criando novas proteções.

Sistemas e navegadores não recebem parches – os patches são programas que tem a função de atualizar, fazer a correção de possíveis erros de performance ou usabilidade. Aliás, eles também corrigem bugs e vulnerabilidades de segurança apresentadas.

Você não possui backup – toda empresa tem que possuir um sistema de backup!

Manter o backup atualizado de acordo com as necessidades da empresa.

Preferencialmente, o armazenamento não pode ser na mesma rede da empresa. Ou deve estar conectado de alguma forma. Assim, caso ele venha infectar a rede de computadores da empresa, ele não terá acesso a esse backup.

Falta de atenção a proteção cibernética – a grande maioria das empresas só se preocupam em se proteger ou ter processos de segurança da informação, quando um ataque já aconteceu! Mas, o ideal é sempre se proteger antes! Existem diversas formas de se proteger contra um ataque cibernético. Entretanto, as principais são: instalar um antivírus, manter o firewall em dia e treinar as pessoas!

Então, sim, treinar as pessoas é parte fundamental da segurança cibernética da empresa! Grande parte dos ataques são “liberados” por pessoas! Elas acabam clicando ou fazendo o download de arquivos em links contaminados!

O envio de e-mails de empresas extremamente parecidos com a comunicação real, aumentaram muito! Inocentemente, as pessoas clicam achando que é uma comunicação real. E nesse exato momento, abrem a porta para que o ataque aconteça! Por isso, pense em tudo o que falamos aqui e reveja o quanto você e sua empresa, estão protegidos!

Deseja saber mais informações? Nós da Empresa de TI – OneIT conseguimos ajudar.

Fala agora via WhatsApp com um especialista ou ligue para nós 11 3774-3711.