Nos últimos dois anos, influenciadas principalmente pela pandemia causada pelo Covid-19, muitas empresas saíram do regime presencial e aderiram ao trabalho remoto (de casa), com a tendência é que esse modelo de trabalho se torne cada vez mais comum nos próximos anos. Sendo assim, reuniões presenciais passaram a ser totalmente online, com cada funcionário em um lugar diferente.
Sabemos que escolher a ferramenta correta é um fator essencial para que sua empresa consiga fazer reuniões e organizar eventos online sem dificuldades. Nesse artigo, traremos um compilado abordando as plataformas para reuniões virtuais mais populares, apresentando seus principais diferenciais e pontos positivos e também seus pontos negativos.
1 – Google Meet
O Google Meet é uma plataforma da Google para videoconferências, disponível para computadores e celular. É possível acessá-lo através de um navegador web (computador) ou utilizando o aplicativo do Gmail no celular.
Suas vantagens incluem a facilidade em acessar as reuniões, principalmente no computador, pois não é necessário baixar um aplicativo para tal, basta ter uma conta da Google e acessar o link da reunião. Além disso, é possível sincronizar suas reuniões com o Google Agenda, assim, o Google te enviará uma notificação (pelo app do celular) quando a reunião estiver próxima de começar. E por último, você consegue facilmente gravar as reuniões e salvar no seu Google Drive.
A grande desvantagem é em relação ao modo gratuito do Google Meet, pois, ele é limitado a uma hora por chamada, após isso, a ligação cai. Caso você queira realizar uma videoconferência com uma duração superior a esse tempo, terá que pagar taxas extras.
2 – Zoom
O Zoom também é uma plataforma para reuniões virtuais disponível para computadores e celulares, através do software da própria empresa. Para acessar uma reunião, basta clicar no link dela ou copiar a URL para o aplicativo.
Seu maior ponto positivo é não ter limitação quanto a duração das chamadas, então você pode realizar longas reuniões sem se preocupar com a ligação se encerrando precocemente. Não é necessário ter uma conta para acessar reuniões públicas, basta fornecer seu nome para identificação.
A aplicação foi projetada para aguentar um alto volume de participantes, então, você não sentirá diferença em uma chamada entre 5 ou 25 pessoas.
Já seu ponto negativo é o fato de a plataforma possuir uma versão paga, usualmente utilizada por empresas de grande porte. Então, se sua empresa não for pequena, a plataforma pode se tornar custosa a longo prazo.
3 – Skype
Plataforma antiga de mercado, o Skype, da Microsoft, está disponível para computadores e celulares, através do download do aplicativo. Nos computadores que utilizam Windows 10 ou superior, ele já vem pré-instalado.
Assim como as demais opções da lista, ele permite videoconferências e ligações, porém, ele se destaca com o fato de que consegue realizar chamadas entre alguém que possui o Skype e uma outra pessoa que não tenha. Para isso, é necessário que o usuário tenha créditos Skype, que ele pode adicionar por um custo adicional para fazer ligações. Ademais, o usuário consegue usar sua conta da Microsoft para fazer login na aplicação.
Seu ponto fraco é devido a aplicação não ter sido projetada para um alto fluxo de usuários (máximo de 50), então, caso você faça uma chamada com muitas pessoas, pode ser que a reunião sofra interferências e instabilidades.
4 – Cisco Webex
O Webex, da Cisco, é uma plataforma para computador e celular que permite videoconferências, reuniões, chamadas, mensagens pesquisa e eventos.
Seus prós englobam um grupo de dispositivos como câmeras, tablets, headsets, lousas digitais e outros aparelhos parte da linha Webex, que podem ser utilizados junto a ferramenta para um melhor desempenho e uso nas reuniões. O Webex também possui uma variedade de planos para usar a ferramenta em diferentes setores, como Educação, Financeira, Esportes, Startups e outros.
Seus contras são em relação ao custo, apesar de possuir uma versão gratuita, essa é bastante limitada tanto em recursos como em tempo de ligação. Para conseguir usar funcionalidades mais avançadas, como gravação e chamadas ilimitadas, é necessário que a empresa pague por usuário a ser utilizado.
5 – Microsoft Teams
O Microsoft Teams se trata de uma plataforma para comunicação, que permite videoconferências, chats e armazenamento de arquivos.
Sua grande vantagem está pelo fato de que pode ser facilmente integrada com outros serviços da Microsoft, como o OneDrive para o armazenamento de arquivos, ao Office 365 (Outlook, Word, Excel etc.) e o Microsoft Planner, que permite o planejamento e gerenciamento de tarefas para equipes.
Em relação a suas desvantagens, seus planos gratuitos não permitem a utilização da maioria de seus recursos. E, para poder usufruir da ferramenta ao máximo, com todas as integrações disponíveis, é necessário possuir a assinatura do Microsoft Office (365) e de outras aplicações que são pagas.
Extra: Discord
O Discord é uma multiplataforma para comunicação, bate-papos, chamadas e outras funcionalidades. Ele possui uma versão web, aplicativo para computadores e celulares. Embora tenha sido inicialmente pensada para ser usada na área de jogos, também consegue ser implementada no contexto empresarial.
Sua maior vantagem é a gratuidade. Tanto para chamadas, mensagens, bate-papos, não há limitações de tempo de chamada e é gratuito. A plataforma oferece duas versões pagas, que incrementam em alguns recursos como personalização de perfil, customização de emoticons e uma quantidade maior no tamanho dos arquivos que podem ser compartilhadas. Porém, não é necessário adquirir as versões prós para o uso da aplicação no contexto de reuniões online.
Já a grande desvantagem em relação as demais alternativas dessa lista, é a dificuldade que muitas pessoas sentem em utilizá-lo. Isso se deve ao fato de que a aplicação foi inicialmente preparada para games, então, há muitos recursos focados nisso que podem fazer com que o usuário se sinta um pouco “perdido”.
Nesse artigo apresentamos um breve resumo sobre as plataformas para reuniões online mais populares no momento. Agora você já tem um pouco de conhecimento para saber qual será a melhor opção para você utilizar na sua empresa!
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