Antivirus

Antivírus saiba tudo o que você sempre quis saber sobre o tema.

Antivírus: como funciona e qual a melhor opção para sua empresa

Mesmo atualmente, muitas pessoas, não entendem bem qual é a importância de manter o antivírus dos computadores da sua empresa ou pessoais atualizados. Muitas pessoas, não investem nessa segurança da informação e quando usam algum antivírus, raramente faz uma atualização!

O antivírus é de extrema importância para manter em segurança todas as informações da sua empresa. Então, se você tem o costume de acessar conteúdo do trabalho em dispositivos pessoas, você deverá aumentar a proteção. Pois, se um de seus dispositivos se contaminar poderá colocar toda a segurança da sua empresa em risco!

Então, somente no ano de 2020 os ataques de hacker as empresas subiram mais de 330%! Aconteceram uma média de 370 milhões de ataques aos sistemas corporativos no último ano! O principal motivo do ataque é conseguir informações importantes para extorquir dinheiro dessas empresas.

Assim, a principal estratégia usada por esses ciber criminosos é o uso de redes como o Facebook, Amazon, WhatsApp, Netflix e Apple! Eles usam uma técnica chamada de phishing. Que é o envio de um e-mail se passando pela empresa, esse e-mail geralmente possui um link ou anexo.

Quando a pessoa abre esse link ou anexo ela instala um software que passa o controle do dispositivo ao invasor. E infelizmente, cada dia que passa, os e-mails estão mais próximos aos reais enviados pelas empresas. Por isso, além de manter sua rede segura com a instalação de antivírus eficiente. Ter um profissional de tecnologia da informação disponível para treinamento de equipe ou uma Empresa de TI auxiliando sua empresa são essenciais.

Antivirus

Quais os tipos de vírus existentes?

Quando falamos de vírus cibernéticos, a lista é grande e cresce a cada dia mais! Por isso, as atualizações do antivírus instalado em seus dispositivos são tão importantes. Entretanto, entre as empresas os ataques cibernéticos mais comuns de acontecer são:

  • DDoS Attack – esse ataque acontece através da sobrecarga do servidor, o que torna os sistemas e sites lentos, permitindo que os hackers consigam acessar os dispositivos.
  • Port Scanning Attack – o ataque através desse vírus acontece quando a empresa possui alguma vulnerabilidade no sistema. Ele vasculha o sistema até encontrar, e usa essa brecha para roubar informações ou bloquear os acessos ao sistema.
  • Ransomware – aliás, esse ataque também é conhecido como sequestro de dados. Ele bloqueia todos os acessos à rede! E só são liberados após o pagamento do valor do resgate! Geralmente, o resgate deve ser pago em bitcoins. saiba mais sobre ransomware
  • Cavalo de troia – para que esse vírus tenha acesso à pessoa precisa autorizar seu acesso. É claro que ele vem de forma camuflada, geralmente em um download ou arquivo. O objetivo principal é roubas informações e atrapalhar certas funções do computador.
  • Ataques de força bruta – através de vária tentativas de combinações diferentes, esse tipo de ataque descobre a senha e o usuário do usuário. E a partir disso, usa dos contatos dos usuários para pedir dinheiro, senhas de acessos, entre outras informações.
  • Phishing – muito usado para descobrir informações importantes como CPF, dados bancários, senha e outras informações sigilosas! Através de e-mails de páginas de empresas exatamente como os originais, eles levam as pessoas a clicar em links e permitir o acesso aos seus dados.

Quais são os melhores antivírus para empresas?

No mercado existem uma infinidade de antivírus para sua empresa. Entretanto, existem muitas coisas a ponderar no momento da escolha. O ideal, é que você tenha a assistência de uma empresa de ti no momento da escolha.

Porém, existem alguns que são os mais utilizados e conceituados no mercado:

  • Kasperky – atualmente ainda é um dos antivírus com maior banco de dados relacionados a ameaças. Ele ainda oferece um pacote diferenciado de acordo com o nível da empresa.
  • McAffe – esse também é muito conhecido e oferece uma gama grande de serviços como armazenamento criptografado, antimalware, gerenciador de senhas, extensão de navegador, além de uma VPN.
  • Norton – com toda certeza, o Norton merece destaque, ele possui antivírus, proteção contra malware, firewall inteligente, backup de arquivos para nuvem, secure VPN, gerenciador de senhas e Safe Cam para PC.
  • BitDefender – possui boa detecção de possível vírus, e também tem um pacote bem interessante de recursos. Aliás, ele oferece proteção contra phishing, um dos ataques mais comuns a empresas.
  • AVG – é uma boa opção. Possui a função de buscar por vírus, malware e spams em e-mails recebidos e enviados pela empresa. Além disso, ele bloqueia sites ou download suspeitos, evitando que se abra sem querer! Até nas redes sociais ele busca por coisas suspeitas.
  • Avast – ele tem alta proteção e busca por vírus em todos os setores do sistema, verificando dados, processos e sistemas.

Dicas finais para manter sua empresa seguro usando antivírus

Bom como você já conseguiu ver, existem muitas ameaças e muitas opções de antivírus para manter sua empresa segura. Mas, é bom que você entenda como os vírus agem e como manter sua proteção sempre ativa! Aliás, se percebeu que seu computador começou a ficar lento de repente, pode não ser o processador que está lento, e sim você pode ter sofrido um ataque de vírus.

Quando o antivírus não é bom ou não está configurado da forma correta. Dessa forma, seu computador pode sim, ser contaminado, mesmo com um antivírus instalado. Por isso, ter um técnico para configurar e orientar sua equipe é tão importante.  

Sendo assim, é importante frisar que você deve investir em versões corporativas dos antivírus. Essas versões possuem soluções avançadas para otimizar a proteção de informações importantes que transitam na rede.

Outro ponto que vale destacar, é que se sua empresa um software doméstico em uma rede corporativa, ela está infringindo a Lei Brasileira de Software. Além disso, é importante salientar que se sua empresa não se preocupa com a segurança cibernética como deveria. Ela pode perder negócios importantes! Já que empresas maiores, não fecharam acordos por receio das informações vazarem na sua rede!

Isso é fato! Muitos hackers atacam empresas menores que possuem negócios com empresas maiores para roubar ou ter acesso a informações importantes sobre ela! Por isso, não perca mais tempo! Proteja sua empresa com um antivírus corporativo! Fale com uma empresa de tecnologia de informação agora mesmo!