Firewall

O que é firewall e qual é a importância para sua empresa?

Você sabia que o firewall é uma importante ferramenta para proteger sua empresa contra-ataques cibernéticos? E não é só isso um bom firewall ainda pode servir como monitoramento e controle de tráfego de dados!

Por isso, é tão importante ter essa ferramenta ativa na sua empresa! Caso, você não tenha um departamento de TI responsável por monitorar o firewall e realizar o suporte de ti da sua empresa. O ideal é você contratar uma empresa de Tecnologia da Informação para manter o firewall em dia!

Mas, o que é o firewall? Basicamente, o firewall funciona como uma medida de segurança que bloqueia acessos suspeitos entre sua conexão de internet e os dispositivos conectados a ela. Essa é uma ferramenta importante para manter a segurança dos dados das empresas.

Existem vários tipos de firewall, um dos mais completos é o UTM que possui mais funções para a proteção da sua empresa. Esse modelo de firewall é muito usado em pequenas e médias empresas para monitorar e gerenciar permissões de comunicação de dispositivos internos com a internet.

Com essa ferramenta também é possível controlar o tipo de acesso que seus colaboradores fazem na rede da empresa. O controle de acesso inclui, conteúdos, aplicativos, site e ainda pode se definir horários para os acessos. Essa é uma boa opção para evitar acesso nas redes sociais em horário de trabalho, mas permitir no horário de almoço.

Também há a possibilidade de pedir a permissão para acessar um conteúdo específico e o gerente responsável pode ou não liberar tal acesso. Sendo assim, essa é uma ótima opção para melhorar a produtividade dos colaboradores. Pois, evita uma das principais distrações dos funcionários das empresas.

Quais são as principais funcionalidades do firewall?

Como falamos um pouco anteriormente, o firewall tem como principal função proteger sua rede contra-ataques cibernéticos. Protegendo a transmissão e o armazenamento de dados e informações da sua empresa.

Essa segurança é feita a partir do monitoramento e análise dos dados que são enviados e recebidos através da rede. Assim, caso o firewall identifique algo suspeito o acesso é bloqueado imediatamente evitando ataques.

Além disso, ele também gera relatórios sobre todas as atividades ocorridas na rede. Assim, os gestores possuem um maior controle sobre as informações e acessos que ocorrem na rede.

Todo esse fluxo de dados é feito pela administração central que pode gerenciar e cuidar dessas operações diárias que acontecem dentro da empresa. Mantendo tudo seguro e de forma confiável para sua empresa.

Entretanto, é importante lembrar que em muitos casos, mesmo com a proteção do firewall, alguns ataques podem ocorrer. Isso porque, um vírus enviado via e-mail, não tem como ser filtrado pelo firewall. Por isso, o ideal é sempre combinar com um antivírus e alertar seus colaboradores sobre o cuidado de verificar esse conteúdo ou link antes de abrir, ou baixar no computador da empresa.

O ideal é formar uma dupla proteção o firewall protege a rede e filtra os acessos e o antivírus faz a varredura interna, caso algum ataque passe pela primeira barreira.

Como evitar impactos ao aplicar mudanças na configuração de rede

No momento de configurar a rede da sua empresa com o firewall é preciso analisar bem quais restrições são realmente importantes para sua empresa. Elas precisam ser pensadas para serem eficientes e não extremamente restritivas. Pois, muitas restrições podem limitar a conexão, tornando a acesso extremamente lento e burocrático.

Além de uma empresa de TI para configurar sua rede, é importante contar com o suporte do seu provedor de internet. Ambos encontraram uma solução ideal para manter o serviço com a maior disponibilidade possível.

Aliás, o ideal é que o responsável pelo suporte de ti da sua empresa use os relatórios para analisar os resultados e buscar uma solução melhor de comunicação entre a internet e os dispositivos da rede.

Motivos para sua empresa investir no firewall

Falamos de forma geral que o firewall protege sua empresa contra-ataques cibernéticos e ajuda a monitorar o trafego de dados. Mas, o firewall pode fazer mais por sua empresa.

A proteção geral de dados é de suma importância para sua empresa, por isso usar essa proteção é quase obrigatório para sua empresa. Essa é a primeira defesa que sua empresa terá contra qualquer tipo de ataque e contra o vazamento de informações.

Essa também permite que seja feita a criptografia das informações que entram e sai da empresa. Assim, seus colaboradores podem trabalhar com mais segurança na utilização da rede.

Aliás, não é segredo que o roubo de informações tem se tornado um problema entre as empresas. E manter os dados privados, é algo muito sério. Diariamente, vimos nos noticiários notícias sobre empresas que tiveram sua rede invadida e seus dados roubados. Muitas das vezes, não é só informação de fato. Mas, durante o acesso, roubam informações como senhas de acessos a contas bancárias, tornando os prejuízos ainda maiores!

É claro, que só o firewall não terá o poder de proteger toda a sua rede, mas, ele é extremamente importante para o conjunto sendo uma importante ferramenta de segurança da informação. Assim, o profissional de TI, pode ter um monitoramento mais eficiente do acontece na sua rede. Identificando possíveis tentativas de ataque e reforçando ainda mais a segurança, caso seja necessária.

Através desse monitoramento que o firewall permite, é possível verificar que tipos de arquivos estão sendo enviados e recebidos. Dessa forma, é possível ver se seus colaboradores estão enviando ou recebendo arquivos suspeitos.

Outro ponto, que o firewall permite é uma segurança maior no acesso aos dados da empresa por seus colaboradores de outras redes. Já que soluções como a nuvem, permitem que seus funcionários acessas as informações que precisam de qualquer lugar.

Como saber se essa solução é a ideal para minha empresa?

Agora que você já entendeu a importância que o firewall tem para sua empresa, é necessário saber se esse sistema é a proteção ideal para sua empresa. E para saber isso, a única forma é contratando um profissional ou uma empresa de TI como a OneIT.

Ele entenderá melhor as necessidades da sua empresa e poderá estruturar um sistema que funcione de forma eficiente para a proteção da sua empresa!

O que Você esta esperando ?

Implemente um Firewall agora e proteja os dados e a operação da sua empresa.

Local

Rua Nove de Julho, 72
São Paulo – S.P

Nossos Horários

08:30 AM – 18:00 PM
Segunda-Sexta

Telefones de Contato

Telefone: +55 11 3774.3711
Email: contato@oneit.com.br