Internet das Coisas

Como a internet das coisas (IoT), pode ajudar sua empresa a crescer?

As empresas de TI, estão crescendo anualmente, graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, uma tecnologia que vem se destacando é a internet das coisas. Inclusive a Internet das coisas vem sendo muito utilizada nas empresas para o crescimento das empresas através de Soluções em IoT cada vez mais completas.

A internet das coisas ou IoT, é um conceito em que se utiliza diversos dispositivos para a interconexão digital de objetos com a internet. Aliás, esses objetos inteligentes transmitem as informações coletadas através da internet.

Apesar de parecer uma tecnologia nova, essa ideia já teve suas primeiras discussões no ano de 1991. Somente em 1999 é que Kevin Ashton do MIT, teve a ideia de nomear essa tecnologia como Internet das Coisas. O objetivo da criação da IoT é acumular dados com uma precisão muito maior para otimizar e economizar recursos energéticos e naturais.

Atualmente, é muito grande o uso dessa tecnologia em objetos como, carros, geladeiras, óculos, elevadores, relógios, casas inteligentes, entre outros. Toda essa comunicação acontece por meio de sensores inteligentes que coletam as informações, processam nos softwares e transmitem pela internet criando assim excelntes Soluções em IoT.

As aplicações da internet das coisas nos negócios

A internet das coisas vem sendo utilizada em diversos setores, confira algumas das aplicações que mais estão sendo utilizadas nesse momento.

As empresas são as maiores beneficiárias da internet das cosias, independente do seu porte. As empresas podem usar a IoT em máquinas inteligentes que ajudam no dia a dia da empresa. Acelerando processos e no desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.

Em uma indústria, por exemplo, a internet das coisas é capaz de deixar as máquinas mais “inteligentes” com autonomia no gerenciamento dos processos. Também existe a possibilidade da coleta de informações, esses dados ajudam o sistema de gestão da empresa. Assim, ela pode tornar os processos mais ágeis, encontrado possíveis falhas por isso uma Empresa de IoT é muito importante neste processo.

Entretanto, quando falamos em negócios, a Internet das Coisas, trouxe novas possibilidades. As empresas podem colher dados através de aplicativos, ou redes sociais. Assim, esses dados possibilitam oferecer exatamente aquilo que o cliente está buscando. Engajando melhor o público e oferecendo produtos personalizados a necessidade a cada perfil de cliente.

Uma sociedade melhor com a internet das coisas

Cloud Computing

Para a sociedade a internet das coisas também pode melhorar o atendimento à população. Os serviços de atendimento ao público podem ser melhorados e otimizados através desse sistema.

A simplificação do atendimento público pode gerar uma economia para os cofres públicos, mas sem afetar a qualidade do atendimento. É claro que para que isso aconteça, os serviços públicos precisam passar por uma modernização e para isso, investimentos são necessários para a crição de Soluções em IoT.

Vida pessoal

Na vida pessoal a internet das coisas tem se tornado quase que indispensável no dia a dia. Ela ajuda a organizar nossa vida, a otimizar tarefas e melhora a área financeira. Sem falar a questão de contratação de serviços e outras correrias do dia a dia.

Serviços que fornecem informações sobre o trânsito, são um exemplo do uso da tecnologia no nosso dia a dia. Os famosos assistentes virtuais que nos ajudam a organizar o dia, lembrando de compromissos, aniversários, calculando o tempo até o trabalho.  

Umas tecnologias que emprega o uso da internet das coisas que está se tornando uma febre é o smartwatch ou relógio inteligente. Através dele é possível realizar algumas tarefas do smartphone, mas ele vai além. Ele pode monitorar seus batimentos cardíacos, atividades físicas e o melhor é que funciona até debaixo da água!

 Cidades inteligentes

As cidades inteligentes usam a tecnologia para melhorar a vida dos moradores, através das soluções melhores para o transporte, aproveitamento de energia e controle de resíduos. Uma das cidades que estão mais avançadas no uso da tecnologia é Barcelona na Espanha.

Hoje já existem cerca de 22 programas aplicados, melhorando 12 áreas diferentes, as principais são o transporte, a logística, gestão de lixo e eficiência energética. Entretanto, ainda existem 83 projetos em desenvolvimento.

Essa são apenas alguns exemplos, mas ainda podemos falar de casas e carros automatizados. Tudo isso sempre suportado por uma Empresa de IoT.

Como as empresas podem se beneficiar com a IoT?

Agora que você já se inteirou bem da tecnologia é o momento de saber como sua empresa pode se beneficiar dessa tecnologia. A IoT ajuda a sua empresa a monitorar o comportamento de seus clientes. Essas informações são captadas de diversas formas, desde do uso das redes sociais até uma escolha que ela faz no seu streaming de vídeo ou música.

Todas essas informações são captadas para tentar entender o comportamento de compra e quais são os desejos desse cliente nesse momento. Quem nunca teve a sensação assustadora de falar algo perto do smartphone e logo que abriu o aparelho viu uma propaganda do item em questão?

Assim, todo esse processo acontece de maneira extremamente rápida, tudo é processado através de tecnologia de processamento de dados. Ele processa a informação e destina a propaganda do produto desejado para suas redes sociais, quase de forma instantânea.

Então, com isso, as empresas podem desenvolver um marketing direcionado, através do uso do Big Date oferecido pelas empresas de TI. E não é apenas no momento da venda que o uso desses recursos da Tecnologia da Informação são uteis.

No momento da compra do estoque essas informações ajudam na priorização dos produtos. Essa tecnologia pode ajudar nas questões da organização das datas de validades dos produtos. Além disso, é possível usar os dados de vendas para trazer um plano de compra de estoque, comprando quantidade de produtos de acordo com a saída.

E não é só isso, é possível saber com mais agilidade o que está faltando no estoque para comprar. Assim, sua empresa consegue administrar melhor as vendas e estoques de produtos, sem estocar o que não vende!

Preparando sua empresa para usar a IoT

Então, se você se interessou em aplicar os processos da internet das coisas na sua empresa, o primeiro passo é contratar uma Empresa de TI. Afinal, os profissionais de tecnologia da Informação, precisaram fazer um levantamento para saber quais as aplicações possíveis no seu ramo e quais Soluções em IoT podem auxiliar o seu negócio.

Sendo assim, será traçado um plano de ação para implementação e avaliação dos resultados. Não perca mais tempo e veja como a OneIT uma Empresa de IoT e a internet das coisas podem ajudar sua empresa a crescer!