Tecnologia da Informação

O que é TI? Tudo que você precisa saber sobre o assunto!

O termo TI, está se tornando cada dia mais popular, mas você sabe o que é TI e como ela surgiu?

TI, é a abreviação de Tecnologia da Informação, que vem do inglês Information Technology.

Uma definição para TI seria: “ Um termo para definir recursos tecnológicos e o processamento de informações. Assim, podemos incluir, softwares, hardware, tecnologias usadas nas comunicações e outros serviços relacionados”. Dessa forma, tudo que envolve tecnologia em uma empresa, pode ser considerada Tecnologia da Informação.

O principal objetivo do uso da TI é acessar, produzir, processar, enviar e gerenciar dados da empresa. Os softwares de gestão empresarial, a rede de internet, servidores, computadores e impressoras fazem parte da Tecnologia da informação.

E cada dia mais, o setor de TI vem ocupando mais espaço dentro das empresas. Mesmo em anos de resseção, o setor tem um crescimento superior à casa dos 5% anualmente.

Isso acontece, porque os empresários mudaram sua visão a respeito da TI. Antes, o setor era visto com um olhar muito técnico. Hoje se mostra importante para tomada de decisões e estratégias de negócios na empresa.

Quando a TI começou a ser utilizada?

A tecnologia da informação deu seus primeiros passos ainda na década de 60. Foi nessa década que surgiu o processamento de dados nas grandes empresas. Aliás, esse processo acontecia em computadores enormes! Nessa década eram processados dados da contabilidade, gestão financeira, estoque e pagamento dos funcionários.

Nos anos 70, surgiram os primeiros sistemas de informação. Já nos anos 80, a inovação aumentou, consequentemente, o mercado seu tornou ainda mais competitivo. Na década seguinte o mercado evoluiu, ainda mais com a criação dos computadores portáteis e com a internet se tornando popular.

Dessa forma, a houve o avanço da integração dos sistemas dentro das companhias e surgiram recursos cada vez mais eficientes e modernos. Além disso, houve uma redução nos custos e o acesso à Tecnologia da Informação foi possível para todos os tamanhos de empresa.

Assim, hoje em dia é quase impossível que uma empresa viva sem investir em TI! A Tecnologia da Informação está presente em todos as empresas em qualquer parte do mundo! Seja um comércio, uma fábrica ou um prestador de serviços! Afinal, todos eles usam internet, computadores, impressoras e roteadores, todos, dispositivos de TI!

Quem são os profissionais que fazem o mercado de Tecnologia da Informação?

Os profissionais do mercado de TI, têm como principal função gerenciar todas as tecnologias envolvidas com esse setor. Sejam físicas, como computadores ou virtuais, como sites e a internet.

Atualmente, muitas empresas contratam profissionais da área de tecnologia da informação, não apenas para fazer o trabalho técnico. Hoje em dia, muitas áreas de TI são utilizadas nas empresas para criação de estratégia de negócios.

E ao contrário dos filmes, os técnicos de TI, não ficam isolados em uma sala. Esses profissionais precisam interagir com vários departamentos dentro da empresa. Seja para esclarecer uma dúvida ou para ajudar em estratégias de otimização.

Basicamente, podemos dividir o setor de TI em sete áreas de atuação. Entretanto, é importante lembrar que esse setor cresce continuamente e novas necessidades podem surgir a qualquer momento. Criando novas áreas, assim como novas profissões no setor.

  • Administração de redes– esses profissionais trabalham diretamente com a instalação e configuração da rede de conexão.
  • Banco de dados – os profissionais dessa área trabalham analisando e controlando o fluxo de dados da empresa.
  • Cloud Computing – para quem não conhece esse termo cloud computing é a computação em nuvem. Usada para armazenar dados e a capacidade da computação. De uns anos para cá, as empresas estão confiando mais nesse sistema e investindo bastante nesse setor.
  • Infraestrutura – Responsáveis pela organização e pelo monitoramento de todos os equipamentos na empresa.
  • Segurança da informação – a segurança da informação visa proteger todos os dados digitais de uma empresa. Evitando que ameaças digitais roubem ou destruam as informações de uma empresa.
  • Software e Sistemas – a criação de sistemas e softwares ajudam a empresa a acelerar processos, bem como facilitá-los no dia a dia.
  • Programação – nesse setor estão os profissionais responsáveis pela criação de sistemas, sites, aplicativos. Ou seja, profissionais que lidam diretamente com os códigos.

Montar um setor de TI ou contratar uma empresa terceiriza, qual é o melhor para minha empresa?

Você como empresário já deve ter percebido, que TI é muito mais do que montar uma rede de computadores na sua empresa. Ela pode influenciar diretamente nos lucros da sua empresa.

Seja na criação de softwares ou sistemas que irão agilizar e facilitar a rotina. Ou nas estratégias de negócios através da análise de dados. A tecnologia da informação é algo essencial para sua empresa, independentemente do tamanho.

Aliás, se você quer que sua empresa cresça e se torne competitiva no mercado. Ter um setor ou uma empresa que te ajuda, é extremamente necessário. Então, qual é mais vantajoso para a empresa que quer crescer? Tem um setor ou contratar uma empresa de TI?

Bom, a resposta dessa pergunta irá depender de uma outra pergunta. Quanto sua empresa está disponível para investir? Isso porque, montar um setor de tecnologia dentro da sua empresa pode ser um pouco salgado. Já que para isso, além de equipamentos, você terá que contratar vários profissionais de setores diferentes para atuarem em conjunto.

Entretanto, contratar uma empresa que presta o serviço de TI, já não necessitará de um investimento tão grande. Assim, sua empresa necessitará de um investimento inicial menor, mas terá todos os serviços que necessita para crescer!

No momento da contratação da empresa de TI, a empresa levantará quais são as necessidades da empresa e quais são seus os objetivos de crescimento. Dessa forma, os profissionais de TI, poderão criar um planejamento de ação. Então, saberão quais tecnologias e ações são necessárias para alcançar tal objetivo.

Além disso, a empresa de TI, dará todo o suporte e treinamento necessários para que os funcionários da sua empresa saibam utilizar os novos recursos que serão aplicados na sua empresa. Ou seja, contratar uma empresa de TI, só oferece vantagens para sua empresa!

Se quiser saber mais sobre Suporte de TI, entre em contato com a OneIT, somos uma Empresa de Tecnologia em São Paulo, ligando para (11) 3774-3711 ou nos chamando através do WhatsApp ou enviando um e-mail para contato@oneit.com.br.

Os profissionais de TI da OneIT estão sempre dispostos a responder a qualquer pergunta e auxiliar sua empresa em todos os aspectos que dizem respeito a Soluções de TI e Serviços de Suporte de TI.