VPN

VPN o que é?

Hoje em dia muito tem se falado sobre a implantação de serviço remoto nas empresas, principalmente, devido a situações imprevistas que exigem menor circulação de pessoas num espaço físico.

Então, surge como solução o trabalho remoto. Será que é viável, para sua empresa, aplicar esse método? O home office é seguro para o seu negócio?

Na perspectiva da tecnologia da informação, podemos lhe garantir que há alternativas para que sua empresa passe a ter trabalhadores com acesso remoto a informações e sistemas, sem prejudicar a qualidade do trabalho. Mais que isso, as questões de segurança da informação da sua empresa podem estar totalmente protegidas contra ameaças tanto internas quanto externas, quer saber como?

Conheça a VPN, uma maneira de garantir compartilhamento de rede entre os usuários, com controle de acesso determinado pela gerência e passível de monitoramento.

O que é VPN?

VPN é a sigla para Virtual Private Networks, ou seja, trata-se de Redes Privadas Virtuais, que servem para formar uma rede de comunicação em uma rede já existente. Você pode estar se perguntando como isso é possível.

É que através do VPN, a informação que você quer compartilhar na rede é criptografada e, assim, há segurança nesse processo de transmissão de dados. Há diversas formas para fazer a implementação disso, por isso a parceria com uma empresa de TI é muito importante.

Através de uma conexão com a Internet, através da VPN duas redes podem se comunicar, por isso é possível o acesso remoto. Consequentemente, é necessário o uso de um software que fica responsável por fazer todo esse processo.

Há três tipos de VPN que são relevantes para as empresas: Intranet, extranet e o acesso remoto. Sendo assim, até mesmo para o compartilhamento no mesmo espaço físico você pode implantar uma rede VPN a fim de se prevenir de vulnerabilidades na rede.

Resumidamente, a empresa consegue permitir que um funcionário acesse, remotamente, a rede interna da empresa. Todas as máquinas que terão acesso a essa rede compartilhada precisarão ter o software necessário instalado e a partir dele selecionar a rede.

O que é possível acessar? Bom, basicamente todos os recursos que os funcionários precisam para executar suas funções, como os sistemas ERP da empresa, intranet e arquivos disponíveis em servidor.

VPN

Por que é tão importante a proteção de dados?

É fundamental aplicar recursos que trazem flexibilidade para a realização do trabalho, entretanto, é preciso manter a segurança da informação para todos os dados da empresa.

Falhas de segurança na rede podem causar enormes prejuízos, como perda de dados essenciais para o funcionamento da empresa ou referente às pessoas e fornecedores.

Quebrando o medo de aplicar o home office na sua empresa

O que home office é uma excelente alternativa, principalmente, em momentos que o funcionamento da empresa exija rotatividade entre os funcionários.

São diversos os motivos que podem te permitir o home office dos colaboradores, como:

  • colaboradoras grávidas e lactantes
  • viagens de maior prazo, programadas pela empresa
  • mudanças do espaço físico que impossibilitem o trabalho presencial
  • planejamento estratégico da empresa, diminuindo custos com espaço físico
  • contratos com parceiros para fins específicos em contratos com prazo determinado
  • situações emergenciais, como pandemias e a possibilidade de contágios em massa

Acima de tudo, a possibilidade de acesso remoto aos servidores da empresa em home office tem ficado em evidência nos dias atuais, devido a situação emergencial que a maioria das empresas passou.

Fato é que a partir daí, ficou evidenciado que aplicar o home office para determinados setores ou, até mesmo, alterar o funcionamento da sua empresa para operar quase integralmente em home office pode ser uma alternativa estratégica excelente.

Vantagens da VPN para sua empresa

Pensando em todas as possibilidades que o home office traz, a preocupação com a segurança é crucial para permitir que esse acesso seja possível de forma segura, livre de ameaças externas.

A implementação de uma VPN através de uma empresa de TI pode garantir até mesmo maior controle sobre o que os funcionários podem e devem acessar, aplicando regras e limites de acesso. Aí já notamos grande vantagem em ter um domínio gerencial do compartilhamento de dados.

Confira mais algumas vantagens da aplicação da VPN no seu empreendimento:

  1. redução de custos com possíveis perdas de dados e danos irreparáveis
  2. dá confidencialidade e integridade no transporte de informações
  3. possibilita o compartilhamento de dados e arquivos entre os usuários da rede
  4. assegura o monitoramento da navegação do usuário que estiver utilizando a rede
  5. segurança no compartilhamento de dados promovendo segurança da informação
  6. evita downloads não seguros e desnecessários nas máquinas da empresa

Uma ótima empresa de TI irá verificar se sua rede precisa de adaptações ou alterações para que sua empresa possa implementar a VPN, já que é necessária uma conexão de alta velocidade.

Por isso, o suporte de TI é fundamental para garantir que todo o processo de análise da sua estrutura e a implementação da VPN seja feita da melhor maneira possível, atendendo a todas as demandas do seu negócio e garantindo segurança.

Aplicar a VPN para as filiais

Falamos bastante sobre a questão do home office e o trabalho remoto dos funcionários em locais que fogem do ambiente corporativo. Contudo, você pode (e deve) implantar VPN para compartilhamento de dados entre suas filiais.

Você pode ter filiais dentro da grande São Paulo e em outros locais pelo Brasil, e precisa que o acesso de determinadas áreas de trabalho para que o compartilhamento de sistemas e arquivos seja feito de forma segura?

A VPN é a solução que garante que haja comunicação entre matriz, filiais e parceiros, sendo um grande benefício para sua empresa.

Conclusão

Estamos dispostos a ajudar sua empresa sendo a empresa de TI em São Paulo que vai garantir o melhor suporte de TI para sua empresa. A implantação de VPN, realização de melhorias na sua estrutura tecnológica, suporte técnico e muitos outros serviços você pode encontrar na OneIT.

Consulte já os nossos planos e agende a visita técnica ao seu empreendimento. Queremos entender suas demandas e te trazer uma parceria responsável com um serviço de qualidade. Se você precisar de suporte de TI em São Paulo, conte conosco.