Vantagens de integrar o TI e o Marketing

Vantagens de integrar o TI e o Marketing

Os avanços tecnológicos contínuos não mentem: a importância da tecnologia no marketing é muito expressiva.

O fenômeno da transformação digital, marcado pela onipresença da internet nas relações cotidianas, é o maior indício desse fato.

Logo, é de se esperar que as equipes de marketing e de TI venham atuando em conjunto nos últimos tempos.

Essa é uma realidade que pode ser explicada por 4 elementos-chave do marketing digital, em específico, e da atividade empresarial como um todo:

  • Análise e armazenamento de dados;
  • Atração de clientes;
  • Tecnologias de atendimento automatizado;
  • Potencialização de vendas.

Leia o material que vem a seguir para entrar em contato com o TI e o Marketing Digital, as vantagens de cada um e os efeitos positivos de reuni-los.

Tecnologia da Informação: conceito e vantagens

A Tecnologia da Informação, ou TI, corresponde a todos os recursos tecnológicos que uma empresa utiliza para produzir, armazenar, acessar e compartilhar dados.

Ou seja, o TI vai do computador ao e-mail, do ERP usado para gerir a empresa à conexão Wi-Fi instalada.

Todas essas e outras ferramentas têm como base a produção e compartilhamento de informações, seja da própria empresa ou de terceiros.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e focado em soluções tecnológicas, as técnicas de TI são essenciais para a empresa sair à frente da concorrência.

Conheça as vantagens de aplicar infraestrutura de TI na sua empresa.

1. Custos reduzidos

Existem softwares que podem preencher planilhas com dados específicos de leads do Instagram Ads em um tempo muito curto.

Isso quer dizer que há funções que podem ser automatizadas. Então, os colaboradores ficarão livres para se dedicar a outras áreas menos mecânicas e mais estratégicas para o sucesso da empresa.

2. Processos eficientes

O trabalho dentro de uma empresa é tipicamente burocrático. As equipes precisam ter formas de acessar informações e conteúdos de maneira simples.

A partir de estratégias de TI, todo o corpo de funcionários pode ter acesso a relatórios personalizados em plataformas de uso centralizado.

Os dados da base de clientes e da lucratividade da empresa podem ser cruzados rapidamente, com chances mínimas de erro.

3. Comunicação apurada

A comunicação é a alma de qualquer negócio. É preciso investir em tecnologias comunicativas para que os colaboradores repassem informações rapidamente e em tempo real.

Os serviços de e-mail e aplicativos de mensagem são exemplos de ferramentas para concretizar isso. E são, também, exemplos da Tecnologia da Informação.

Marketing digital: conceito e vantagens

O marketing feito no ambiente digital representa uma nova fronteira a ser explorada pelas empresas.

O público presente na internet precisa de estratégias específicas para ser atraído e cativado, como anunciar no Google Ads.

Confira os tópicos abaixo e conheça alguns benefícios de apostar no marketing digital para aprimorar a relevância e o lucro das empresas.

1 – Audiência qualificada

As metodologias relacionadas ao marketing digital permitem que se acompanhe a jornada do cliente de perto.

É possível observar o comportamento de cada visitante e trabalhar para que ele seja convertido em pouco tempo.

2 – Estratégias específicas

O ponto principal do marketing digital é saber que compensa mais alcançar públicos segmentados.

Com o uso de ferramentas de pesquisa de palavras-chaves e coleta de dados, a equipe de marketing consegue estruturar um público específico e qualificado.

Por que unir TI e marketing é importante?

As bases da união entre TI e marketing são as oportunidades de automação no atendimento ao cliente, bem como na melhor análise e ações feitas.

Quando técnicas como funciona o Facebook Ads são apoiadas por softwares, o atendimento se torna mais personalizado e os resultados mais impactantes. Continue lendo para saber mais.

1 – Campanhas otimizadas

As soluções de TI trazem oportunidades de agilizar todos os processos de elaboração de campanhas, desde o desenvolvimento de templates até o disparo de e-mails e veiculação em outras plataformas.

Isso é ótimo porque diminui a incidência de erros e economiza tempo e dinheiro.

2 – Gerenciamento de leads

Os leads precisam ser monitorados continuamente. As conversões só ocorrem quando a jornada de cada lead é devidamente acompanhada.

Há recursos que direcionam conteúdo personalizado, de acordo com as pesquisas dos leads nos sites corporativos.

É assim que ofertas segmentadas chegam aos perfis com mais chance de serem convertidos.

3 – Redes sociais

Não podemos esquecer da importância de usar as redes sociais para fins profissionais.

Sorteios automatizados e enquetes personalizadas são exemplos das ferramentas que podem ser usadas para aproximar a marca da base de clientes

São, acima de tudo, outros exemplares importantes da proeminência do TI na internet.

Conclusão

Esperamos que os benefícios de associar TI e marketing digital tenham ficado claros ao longo deste texto.

A tecnologia é a aliada mais fundamental de qualquer campanha voltada para a web. Tenha isso em mente na hora de alinhar estratégias e cronogramas.