problemas no setor de ti

6 problemas comuns em uma área de TI (e como evitá-los)

TI é a sigla utilizada para definir Tecnologia da Informação, termo que provém do inglês IT- Information Technology. A área de TI é um setor de atuação indispensável em uma companhia, visto que suas aplicações facilitam o dia a dia da instituição, assim como são essenciais para um funcionamento eficaz, visto que proporciona eficiência ao produzir, acessar, administrar e enviar dados.

A área de TI é importante, contudo podem ocorrer problemas como hardwares e softwares defasados, proteção de energia inexistente ou ineficiente, estratégias pobres de backup, falhas de segurança, conectividade ruim e falta de suporte especializado. A ocorrência desses problemas na área de TI geram muitos transtornos, contudo existem maneiras de evitá-los.

O que é TI?

TI significa Tecnologia da Informação, e vem do inglês IT – Information Technology. 

A área de TI engloba integralmente os recursos de tecnologia utilizados para processar informações, inclusive hardwares, softwares, tecnologias de comunicação, assim como serviços vinculados.

Além disso, a área de TI abarca as soluções tecnológicas adotadas por instituições para conseguir mais eficiência ao produzir, acessar, gerenciar e enviar dados, e facilita o dia a dia da companhia. Por exemplo, os softwares de gestão empresarial,  os servidores que guardam informações, a rede de internet, e os computadores utilizados por funcionários são aplicações de TI.

No geral, o TI é responsável pelos recursos tecnológicos integralmente usados para produzir dados e informações que são relevantes para consumidores, colaboradores e parceiros, sendo assim, a área de TI, auxilia o homem a trabalhar e lidar com esses dados.

Como funciona a área de TI?

A área de TI é responsável por administrar o fluxo de dados nos computadores de uma organização, que são gerenciados por meio de hardwares, softwares, bancos de dados, redes de segurança e mais elementos.

Nesse sentido, a área de TI é indispensável em uma companhia, pois os dados são elementos produzidos, acessados, administrados e enviados com frequência para colaboradores, consumidores e parceiros. Desse modo, a área de TI, auxilia as pessoas a lidarem com os dados.

Em alguns casos Empresas de TI em SP por exemplo podem ter uma particularidade no seu funcionamento porém no geral elas costumam usar os mesmos sistemas.

1.Hardwares e softwares defasados

Hardwares e softwares defasados são um dos motivos principais para a diminuição da produtividade dos colaboradores e companhias, desse modo, falhas em programas e equipamentos tornam as ações mais demoradas, assim como podem resultar na perda de dados e informações importantes.

Desse modo, é importante realizar atualização periódica de hardwares da companhia, e a manutenção preventiva, assim como escolher softwares originais, visto que utilizar programas não autênticos podem gerar transtornos, incluindo problemas judiciais, pois comprar produtos piratas, se configura como crime.

2. Proteção de energia inexistente ou ineficiente

A proteção de energia inexistente ou ineficiente é um dos problemas que atingem a área de TI. Uma falha exclusiva na energia pode ocasionar perdas de dados críticos, trazer danos para componentes eletrônicos com alto valor, e resultar em um custo elevado para a companhia.

Nesse sentido, para evitar que esse problema ocorra, é necessário instalar dispositivos de no-break que contem com supressão de surtos integrados, e assegurar que um profissional de TI, analise sua eficácia em uma base regular.

Além disso, os dispositivos de energia reserva devem ser adquiridos com fornecedores confiáveis, e quando for necessário substituir, que ocorra a substituição.

3. Estratégias pobres de backup

Estratégias pobres de backup são um dos problemas encontrados na área de TI, desse modo, quando essas estratégias de backup pobres são usadas, pode acontecer a perda de dados críticos, de forma irreversível. 

Para evitar que esse problema ocorra e gere transtornos, pode-se realizar o investimento em rotinas de backups usados variadas mídias, mas também, é essencial assegurar que as fontes de recuperação de dados, em nuvem ou física, estão sendo desenvolvidas de forma certa, e se precisarem ser usadas, funcionarão, para isso, auditorias periódicas devem ser realizadas, em que testes são feitos, garantindo que a companhia está protegida.

4. Falhas de segurança

A proteção e segurança de dados sigilosos são um dos focos principais de qualquer companhia que atua com TI. Contudo, podem ocorrer falhas de segurança, que se configura como um dos problemas da área de TI, e o roubo de dados privados e acessos não autorizados podem acontecer. Se esses dados forem de clientes, os mesmos podem mover ações, exigindo que a companhia realize os ressarcimentos pelos danos sofridos.

Portanto, para evitar que esse tipo de transtorno ocorra, é importante usar firewall para prevenir ataques virtuais a companhia e os serviços de monitoramento podem auxiliar na melhora da estrutura do programa, procurando por falhas, assim como os sistemas de criptografia avançada asseguram a segurança dos dados. 

Por último, é indispensável desenvolver políticas e estabelecer métodos de proteção contra falhas internas e externas.

5. Conectividade ruim

A maioria das operações efetuadas na empresa, são feitas através da internet e esse cenário é praticamente imutável, uma vez que grande parte das atividades da empresa, depende da internet.

Porém, nem todas as companhias têm a preocupação em comprar equipamentos que suportem o uso da internet durante as 24 horas diárias, e os sete dias da semana. Nesse sentido, pode ocorrer quedas de conexão que duram períodos longos, resultando em prejuízos para os negócios.

Sendo assim, é essencial implementar equipamentos que suportem a velocidade e conectividade da internet e apresentem qualidade. 

6. Falta de suporte especializado

A falta de suporte especializado é o problema da área de TI que mais deve ser evitado, visto que a maioria dos problemas técnicos anteriores podem ser evitados, se a equipe de suporte técnico for especializada.

Uma equipe de profissionais especializados e capacitados para resolver qualquer demanda de TI, com precisão e agilidade é importante para que os funcionários dos outros setores consigam realizar suas funções sem muitos contratempos. 

Conclusão

A área de TI é importante para que uma companhia consiga funcionar bem, e manusear seus dados, assim como evitar que ocorra problemas comuns na área de TI. 

Além disso, muitos dos problemas mencionados podem ser evitados com o uso de ferramentas e com uma boa equipe de TI especializada e capacitada para resolver as demandas do setor e orientar a equipe, assim como solucionar problemas com agilidade e eficiência.