infraestrutura de ti

10 Dicas de como melhorar a infraestrutura do setor de TI da sua empresa

O setor de TI da Informação é um dos principais setores de uma empresa, sendo considerado um elemento de grande necessidade para qualquer negócio atualmente. Isso porque, grande parte dos negócios e informações são feitos ou armazenados em computadores, tornando os documentos cada vez mais obsoletos. Assim, o bom andamento dos negócios na atualidade está diretamente ligado ao setor de TI, o que demanda uma boa infraestrutura para o desempenho das suas funções.

E é justamente pensando na ideia de infraestrutura do setor de TI e da importância de se ter bons investimentos na área que nossa equipe decidiu criar este artigo, de modo a falar um pouco mais sobre essa área tão importante em qualquer empresa, bem como selecionar 10 dicas para melhorar o setor de TI. Portanto, se você é um empresário ou curioso sobre o tema e quer ficar por dentro de tudo que reunimos, nós recomendamos que continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Como funciona o setor de TI na empresa?

O setor de TI é responsável pela interligação com todos os demais setores da empresa. Isso porque, através dele, utilizando os sistemas de rede, é possível conectar o setor operacional com o estratégico, contabilidade com gestão e assim por diante. Sendo assim, por meio dos sistemas, os controles de entrada e saída de mercadoria se tornam muito mais simples, visto que todo o processo é automatizado, eliminando gastos desnecessários.

Importância de uma boa infraestrutura no setor de TI para empresa

Como já mencionamos anteriormente, o setor de TI é responsável por interligar e automatizar os setores e serviços de uma empresa. Por meio desse setor, é possível reduzir gastos com pessoal, tornar o fluxo de mercadorias mais simples e aumentar a atividade da empresa. Portanto, é um setor de grande importância, o que demanda para tanto, uma boa infraestrutura, algo que muitas vezes é negligenciado. A seguir, separamos algumas dicas para melhorar a infraestrutura do setor de TI.

1- Defina que solução de TI o seu negócio está precisando

Antes de qualquer coisa, para se alcançar o sucesso na infraestrutura da sua empresa e de todo o setor de TI, é necessário que você realize uma análise de toda a sua empresa. Cada instituição possui diferentes necessidades, que precisam ser traduzidas em requisitos técnicos. Para o setor operacional, por exemplo, as melhores soluções estão relacionadas à automação.

2- Opte pelos melhores fornecedores

Quando estão em busca de fornecedores, é comum que as pessoas escolham aqueles que são mais baratos. Entretanto, como sabemos, é necessário escolher os melhores fornecedores de serviço, uma vez que esse setor está diretamente interligado com os demais, sendo decisivo para o sucesso de qualquer empresa.

3- Simplicidade é o melhor caminho

A infraestrutura da área de TI é complexa, até mesmo quando tenta ser básica. Entretanto, ainda é possível criar infraestruturas simples e enxutas, de modo a facilitar a vida daquelas pessoas que fazem o seu uso diariamente, onde muitas delas não possuem conhecimentos aprofundados sobre a área.

4- As soluções caminham junto da empresa

O crescimento da empresa está diretamente ligado às soluções de TI que ela possui. Dessa forma, quanto mais a empresa cresce, mais é necessário o investimento no setor, através de um processo chamado escalabilidade. Ou seja, significa trazer soluções diferentes à medida que o negócio vai crescendo e as demandas aumentando.

5-  Utilize o orçamento com sabedoria

Os recursos de uma empresa são limitados, o que demanda que eles sejam gastos de forma consciente. Portanto, é de extrema necessidade que o gestor organize bem esses recursos e invista em setores que lhe darão um retorno a altura, como no caso do setor de TI.

6- Aumente os padrões de segurança

Como sabemos, nenhum sistema de segurança é 100% à prova de hackers. No caso do setor de TI, é necessário ter um cuidado a mais nesse setor, visto que ele poderá trazer sérios prejuízos aos seus clientes caso tenham seus dados expostos. Dessa forma, aumentar os padrões de segurança e tornar a empresa mais segura contra essas pessoas é de grande valia para sua empresa.

7- Implante a infraestrutura hiperconvergente

Esse tipo de infraestrutura é capaz de integrar vários componentes em um só local. Dessa forma, é possível integrar os elementos de rede, armazenamento de dados e o servidor. Com isso, gerenciar as informações se torna muito mais simples e o desempenho como um todo do setor melhora.

8- Crie estratégias pensando no futuro

É necessário criar estratégias para uma empresa com o pensamento direcionado ao futuro, de modo a planejar e melhorar todos os processos referentes ao trabalho. Para isso, é interessante analisar todas as atividades rotineiras e delegar as tarefas, atribuindo aos funcionários de acordo com as suas competências. Sendo assim, é interessante separar um tempo para analisar as tarefas e os funcionários, fazendo a delegação.

Graças a infraestrutura de TI, grande parte das atividades complexas podem ser feitas através de softwares, permitindo que os gestores e os funcionários se dediquem a realizar outras atividades importantes da empresa, que precisam da mão de obra humana para o seu funcionamento, além de pensar em outras estratégias eficientes para manter a empresa atualizada e fazer frente às novas instituições que chegam no mercado.

9- Invista em Cloud Backup

O Cloud Backup ou armazenamento em nuvem é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas atualmente. Isso porque não há necessidade de a empresa ter seu próprio servidor para guardar seus dados. Através do serviço de Cloud Backup, todos os dados podem ser salvos na nuvem, através de datas centers de outras empresas, fazendo com que esse serviço seja terceirizado. Além disso, esse serviço permite que qualquer dado que tenha sido excluído do seu computador possa ser restaurado.

10- Conte com soluções de softwares

Os softwares são grandes aliados dos empresários na atualidade. Isso porque eles permitem automatizar tarefas que antes necessitavam de pessoas para serem feitas. Entretanto, com os programas de computador, tudo isso pode ser feito de forma automática.

O que Você esta esperando ?

Fale com um de nossos especialistas e ganhe agilidade e economia para o seu negócio.

Local

Rua Verbo Divino, 2001
São Paulo – S.P

Nossos Horários

08:00 AM – 18:00 PM
Segunda-Sexta

Telefones de Contato

Telefone: +55 11 3774.3711
Email: contato@oneit.com.br