Para que serve cabeamento estruturado?

Os principais desafios para executar um projeto de cabeamento estruturado

Introdução

A sua empresa está prestes a fazer um projeto de cabeamento estruturado? Saiba exatamente quais são os principais desafios para executar um projeto de cabeamento estruturado!

Um grande problema enfrentado pelos empreendimentos que estão em crescimento é saber como alocar de forma correta todos os cabos e componentes das máquinas e equipamentos no seu espaço físico.

E o problema aumenta quando é preciso trocar algo de lugar e, pior ainda, caso seja necessária uma transformação total de um setor. Como fazer para que nada seja comprometido e sofra danos, causando transtornos e custos?

Sendo assim, a OneIT quer tentar te ajudar a sanar dúvidas sobre cabeamento estruturado em São Paulo, para você entender exatamente do que se trata tudo isso e ficar a vontade para entrar em contato e agendar uma visita técnica responsável no seu empreendimento.

Agora, confira mais do que se trata o cabeamento estruturado e os desafios para um projeto.

Para que serve o cabeamento estruturado?

Sabe aquela sala onde todas as máquinas de computadores e equipamentos utilizados estão com seus cabos e componentes instalados de forma desorganizada e até mesmo perigosa?

Desde a década de 80 as empresas vêm se preocupando cada vez mais em como alocar suas estruturas de forma que não acontecessem falhas e estivesse tudo mais organizado.

O cabeamento estruturado surgiu para que isso fosse solucionado.

Basicamente, o cabeamento é a padronização de elementos que formam subsistemas, podendo ser dividido em:

  • Entrada de facilidades
  • Sala de equipamentos
  • Cabeamento vertical
  • Sala de telecomunicações
  • Cabeamento horizontal
  • Área de trabalho

Tudo isso hoje em dia está devidamente regulamentado, sendo que é preciso obedecer a pelo menos seis normas, sendo elas: ANSI, TIA, EIA, ISO, ABNT e IEE.

Em resumo, é através de uma empresa de cabeamento estruturado que você vai obter a instalação, testes de certificação, manutenção e gerenciamento através de uma equipe técnica.

Mas, por que isso é tão importante? Há muitos problemas em instalações não planejadas, onde há emaranhados de cabos e fios que podem causar, inclusive, grandes acidentes. Por exemplo, caso um técnico precise realizar manutenção nesses componentes, acaba sendo uma tarefa impossível de cumprir já que os cabos não estão devidamente alocados e o problema, às vezes, acaba ficando impossível de ser localizado.

A importância do cabeamento estruturado para empresas

Em primeiro lugar, é preciso pensar na administração da empresa, considerando possíveis alterações de layout, mudanças no espaço físico e trocas de departamentos. O cabeamento é uma das partes mais importantes na estrutura tecnológica da empresa, sendo responsável por transportar os dados e a rede.

Caso aconteçam danos nesses cabos, é a sua empresa que estará comprometida por falhas estruturais. Pior que isso, é a possibilidade de sérios acidentes que levem a lesões ou danos ao patrimônio.

Dada a seriedade do assunto, pensar no cabeamento estruturado é de fundamental importância para garantir a implementação de tecnologia da informação e de redes de telecomunicação. Ainda, é preciso garantir a manutenção dessa estruturada para que seja feita de modo prático, eficaz e seguro.

Tudo isso demonstra que para as empresas é imprescindível contar com uma empresa de cabeamento estruturado que faça um bom projeto, cumpra com eficiência a implementação e cumpra com responsabilidade as manutenções, quando necessárias.

Como implementar um projeto de cabeamento estruturado para empresas

Tudo o que é preciso fazer, é ter uma parceria para que tenha perícia técnica e entregue o projeto com as devidas instalações realizadas da melhor maneira.

É claro que você não vai precisar se preocupar em aprender e entender todas as normas do cabeamento estruturado para fazer tal serviço, mas é preciso saber que a empresa de TI deve estar comprometida em atender a todas as diretrizes necessárias.

As vantagens do cabeamento estruturado para empresas

Há diversos benefícios em ter um bom projeto de cabeamento estruturado para sua empresa, sendo alguns deles:

  • diminuição do tempo para encontrar falhas e problemas para manutenção
  • melhoria da performance da rede, maior velocidade
  • facilita alterações de layout nos espaços físicos e mudanças setoriais
  • reduz a incidência de travamentos das máquinas e equipamentos
  • redução de custos com reparação de danos

Além disso, o ambiente da organização fica muito mais limpo, tornando mais prático até mesmo simples mudanças ou alterações como telefones e impressoras, que terão seus cabos devidamente dispostos.

A importância das normas de cabeamento estruturado

Como já te contamos, um projeto de cabeamento estruturado precisa estar de acordo com normas específicas que servem para que haja padronização na fabricação dos elementos utilizados no cabeamento e na forma como será feito o projeto.

Como toda norma, o objetivo é tornar a forma de fazer padrão para que seja realizada de maneira única e simplificada em qualquer lugar. Em contrapartida, aí está um dos principais desafios de um projeto de cabeamento estruturado.

A empresa responsável precisa elaborar os projetos de forma que atenda totalmente às diretrizes das normas, para garantia da segurança do espaço.

É por conta disso que vamos reforçar a importância de contratar um serviço especializado que seja transparente, responsável e técnico.

Os principais desafios de um projeto de cabeamento estruturado

Há inúmeros desafios na elaboração de um projeto de cabeamento estruturado e na sua implementação, sendo alguns deles:

  1. Garantir longevidade – Quando um projeto é feito é preciso pensar em como garantir que os componentes terão utilização máxima em sua vida útil, e para isso, é preciso utilizar técnicas e meios para conseguir êxito nesse quesito
  2. Projetar corretamente o comprimento dos cabos – a empresa de cabeamento estruturado precisa levar em consideração que cabos com comprimento excessivo podem acarretar problemas de alta alternação
  3. Readequar cabeamentos em estruturas – organizar todos os cabos, Patch Cords e outros elementos de uma estrutura extremamente desorganizada e emaranhada

Acima de tudo, a empresa que realiza o cabeamento estruturado precisa analisar com precisão o tamanho do espaço físico, itens de segurança e como identificar os pontos ideais para alocação dos quadros e racks.

Conclusão

Um projeto desse tipo deve ser feito por uma empresa de cabeamento estruturado preparada para realizar o melhor projeto para sua empresa.

Por isso, a OneIt está pronta para atender o seu negócio, fazendo o projeto, instalação e manutenção de cabeamento estruturado.

Solicite já um orçamento com uma das melhores empresas de cabeamento estruturado em São Paulo, temos planos que se encaixam exatamente no que você precisa.

O que Você esta esperando ?

Caso prefira entre em contato ou fale direto com um de nossos especialistas para saber mais.

Local

Rua Nove de Julho, 72
São Paulo – S.P

Nossos Horários

08:30 AM – 18:00 PM
Segunda-Sexta

Telefones de Contato

Telefone: +55 11 3774.3711
Email: contato@oneit.com.br