criptografia

Criptografia de dados na TI, como isso beneficia sua empresa?

A segurança de dados se tornou essencial nas empresas e a criptografia de dados na tecnologia da informação é uma das medidas mais usadas. A criptologia é usada para proteção de dados da empresa. Sejam transações ou informações gerais que são gerenciadas pelo seu negócio.

Aliás, em algumas empresas esses dados são tão importantes, que eles podem valer milhões! Por isso, diariamente, as empresas investem fortemente em medidas de segurança da informação.

Entretanto, a criptografia de dados não é só usada nesse quesito. Diariamente, usamos a criptografia para enviar mensagens no WhatsApp, por exemplo. Ou seja, mesmo que você não entenda como funciona, você já utiliza a criptografia diariamente sem saber!

Como funciona o uso de criptografia de dados na Tecnologia de Informação?

Todos nós algumas vezes na vida já usamos criptografia em algum momento. Lembra quando você era criança e usava a “língua do P”? Isso era uma forma de criptografia de dados. Você criava um código para tirar o significado do texto, somente quem tivesse a “chave” ou que conhecesse o código poderia entender o que o texto dizia.

Acredita-se que a criptografia nasceu há cerca de 1.900 anos antes de Cristo. Por alguns registros, é possível verificar que os primeiros sinais do uso da técnica, aconteceu no Egito.

A criptografia de dados é um código criado para que apenas o emissor e o receptor dessa informação possam compreender a mensagem. Aliás, a criptografia aplicada para a segurança da informação, se usa algoritmos para implementar o código.

Hoje em dia para fazer tal procedimento se utiliza as chaves, tanto para a criptografia assimétrica quanto para a simétrica. Essas chaves, é o que criptografa e descriptografa as mensagens transmitidas.

A chave simétrica se usa nas duas pontas. Ou seja, quem envia aplica a chave e quem recebe aplica para a chave desembaralhar a mensagem. Entretanto, a chave assimétrica, não é a mesma, existe uma chave para quem envia a mensagem e uma outra para quem recebe. Alguns exemplos do uso da chave assimétrica são os protocolos, AES, TLS, 3DES e SSL.

Aliás, o SSL é um protocolo usado nos sites, sabe o famoso cadeado que encontramos em sites de vendas? Esse cadeado informa que o site usa o protocolo SSL para receber e enviar informações. Isso torna o site seguro, porque qualquer informação que você adicionar no site, será criptografada durante o envio.

Ainda existe a chave de algoritmos de HASH, ela muda um texto em uma sequência de caracteres. Os protocolos para essa técnica são o SHA-256 e o MD5.

Quais são os usos comuns para essa tecnologia?

Atualmente, já usamos essa tecnologia, mais do que imaginamos. Como falamos anteriormente, usamos essa tecnologia diariamente, em aplicativos e sites de compras. Assim, podemos citar alguns usos comuns da tecnologia em:

  • Proteção de dados para empresas e pessoas físicas;
  • Trocas de informações pessoais de compras através de aplicativos e sites na internet;
  • Para criar áreas de segurança no seu computador. Todas as informações salvas nessa área terão a criptografia;
  • Assinatura digital de documentos para comprovar a originalidade do mesmo;
  • As criptomoedas utilizam esse sistema para assinar todas as transações que acontecem dentro da rede.

Aliás, a criptografia de dados, é feita no trânsito da informação e no armazenamento na nuvem.

Deseja saber como implementar estes processos em seu negócio nos da Empresa de TI OneIT temos a solução ideal para o seu negócio.

Como a criptografia de dados da Tecnologia da Informação pode auxiliar sua empresa?

Não é incomum aparecer na mídia escândalos relacionados ao vazamento de informações sigilosas das empresas. Aliás, muitas empresas perderam milhões com tais vazamentos. Para evitar que isso aconteça é essencial que as empresas adotam o uso de criptografia de dados na transmissão, recebimento e armazenamento de informações.

Devido a muitos problemas nesse setor, se criou a Lei Geral de Proteção de Dados. Ela visa garantir a segurança de todas as informações transmitidas online. Além da proteção de dados, essa tecnologia aumenta a confiança da empresa no mercado.

Essa tecnologia permite que todas as transações que tramitem na empresa, seja financeira, como pagamentos e recebimentos, ou informações sigilosas de clientes, estejam protegidas.   

Além desse modo de segurança da informação, existem outras possibilidades dentro da Tecnologia da Informação para manter os dados da sua empresa seguros. Uma delas é, mantendo o acesso desses dados sigilosos as pessoas que são essenciais. Criando uma hierarquia de acesso, esse modelo de segurança é aplicado em grandes empresas.

Por isso, para que sua empresa mantenha todas as informações protegidas. É essencial criar um conjunto de estratégias. Essas estratégias podem variar de acordo com a necessidade da sua empresa. E o sigilo também pode acontecer de forma variável de acordo com o nível de hierarquia da empresa.

Métodos de criptografia para aplicar na sua empresa

Como já falamos, a criptografia de dados se aplica em vários setores para a segurança da sua empresa. Vamos citar alguns modos de uso:

  • SSL ou Criptografia simples – esse é um dos protocolos mais comuns utilizados para proteção de dados inseridos em sites, é o famoso cadeado.
  • Certificado Codesign – esse certificado funciona como uma assinatura para aplicativos e programa, feita pelo criador garantido a segurança do código-fonte.
  • Criptografia usada nos e-mails – aqui é para manter segura as informações enviadas e recebidas por e-mail. Nesse caso, apenas pessoas autorizadas podem abrir o e-mail e verificar as informações e anexos.
  • Criptografia de HD – nesse caso, a proteção é usada para informações contidas em hardware. Geralmente, essa proteção é usada em HDs externos usados para transportar informações fora da empresa.
  • Criptografia de arquivo – mesmo que uma pessoa não autorizada tenha acesso ao arquivo, ela não conseguirá ler, já que o mesmo está encriptado.
  • A assinatura digital – é o modo mais usado para provar a autenticidade e a integridade de um documento.

Existem muitos modos de proteção de dados para sua empresa. O ideal é que você contrate uma empresa de tecnologia da informação para saber quais são as tecnologias de proteção de dados mais indicadas para sua empresa. Só assim, sua empresa realmente estará segura e protegida contra o roubo de informações.

CONTATO

cLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA FALAR COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS

E-mail de contato: contato@oneit.com.br

Telefone: +55 (11) 3774-3711