O que é cabeamento estruturado?

Cabeamento Estruturado

Instalação de cabeamento estruturado

Os cabos de rede são usados para conectar e transferir dados e informações entre computadores, roteadores, switches e redes de área de armazenamento. Esses cabos são essencialmente o meio de transporte ou mídia pela qual os dados fluem.

Existem diferentes tipos de cabos de comunicação e o tipo apropriado a ser usado dependerá da estrutura e da topologia da arquitetura geral do sistema. Os tipos de cabos de comunicação mais comumente usados são dominados pelo que é conhecido como “cabo de par trançado”. Em redes locais, normalmente, ambientes de escritório, empresas de varejo e estabelecimentos comerciais, o cabo de par trançado é de longe o tipo de cabo mais comumente usado.

Uma empresa especialziada é essencial para auxilair empresas a definir o melhor projeto e solução de cabeamento estruturado.

O cabo de par trançado é usado em muitas redes Ethernet. Compostos por quatro pares de fios finos ou condutores, esses ‘fios’ ou condutores estão contidos dentro do isolamento ou revestimento externo do cabo. Cada par é torcido em várias torções adicionais. Essas torções são projetadas para evitar interferência de outros dispositivos e, na verdade, de outros cabos adjacentes!

O cabeamento de fibra óptica é especificado onde grandes larguras de banda podem ser necessárias; especialmente no ambiente de data center e onde uma instalação exige alta capacidade, normalmente um hospital, aeroportos, bancos … No entanto, o cabeamento de fibra óptica está rapidamente se tornando o meio de escolha para qualquer instalação que esteja enviando grandes volumes de dados!

Claro, existem outros tipos de cabos, ou seja, cabo coaxial, cabo multipar e, claro, outros tipos de mídia, como wireless, também conhecido como wifi.

A OneIT é uma empresa especializada em instalação de cabeamento de rede.

Clique para saber mais sobre nossos serviços de Cabeamento Estruturado.