setor de ti em prefeituras

Setor de TI em prefeituras: Vale a pena investir?

Nos dias de hoje, a tecnologia tem um papel muito importante na humanidade. Por esse motivo, o setor de TI (abreviação que significa Tecnologia da Informação) está cada vez mais presente nas empresas e repartições públicas, por exemplo, em prefeituras. Nesse contexto, apesar da expansão, muita gente ainda desconhece o que esses profissionais fazem. Por esse motivo, no artigo abaixo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa área de atuação e como ela pode ajudar no dia a dia, confira!

Qual o papel da tecnologia da informação na empresa pública?

A TI, abreviação para Tecnologia da Informação, é uma área de atuação que busca facilitar a forma como os seres humanos lidam com a tecnologia. Isso significa, basicamente, que os profissionais de TI atuam em diversas funções, sendo que todas elas são ligadas a forma como devemos lidar com bancos de dados, sistemas, softwares e até mesmo hardwares para fazer com que o nosso dia a dia fique cada vez melhor.

Basicamente, um profissional de TI atua de duas formas principais: help desk e service desk. No que diz respeito ao help desk, essa é uma forma de atuação na qual a equipe de TI ajuda uma empresa ou repartição a resolver os problemas do dia a dia. Por exemplo, quando um computador não está sendo iniciado da forma correta, quando há problemas no software usado pela firma, entre outras coisas.

Já no que diz respeito ao service desk, esse é um tipo de atuação um pouco mais ativa, na qual os profissionais da área de TI buscam implementar soluções para melhorar o dia a dia e a produtividade do ambiente de trabalho. Nesse contexto, o help desk atua, por exemplo, propondo a adoção de novas tecnologias, substituição de softwares por outros mais avançados e até mesmo fazendo manutenção preventiva na tecnologia usada pela empresa.

Em resumo, de uma forma geral, o papel da Tecnologia da Informação em uma empresa pública é muito importante. Isso porque, como visto anteriormente, o profissional de TI presta suporte para que as empresas e repartições consigam lidar com a tecnologia e, além disso, implementam tecnologias que melhoram a produtividade. Sendo assim, para uma prefeitura, ter uma equipe de TI faz a diferença no dia a dia.

Como a gestão em redes pode contribuir com a gestão no serviço público?

A gestão em redes nada mais é do que a área de TI que atua desenvolvendo, coordenando e integrando recursos humanos com software e hardware com o objetivo de controlar, avaliar, analisar, configurar, sondar, testar e monitorar algum recurso em específico. Ou seja, em linhas gerais, esse tipo de gestão atua controlando algum dado em específico para aumentar a produtividade.

Nesse contexto, hoje em dia, com o mundo sendo um ambiente extremamente dinâmico, precisamos estar sempre conectados a toda parte, o que não é diferente no serviço público. Sendo assim, fazer o gerenciamento de redes em uma prefeitura, por exemplo, pode:

  • Diminuindo a quantidade de documentos físicos, pois eles ficam disponíveis na rede;
  • Aumentando a rapidez de atendimento e de resolução de problemas;
  • Melhorando a produtividade da equipe que trabalha na prefeitura;
  • Diminuindo gastos;
  • Integrando setores;
  • Além de diversas outras coisas;

Qual a importância do setor de TI em prefeituras?

Como explicado ao longo deste artigo, o setor de TI é importante em quase todas as realidades hoje em dia e isso acontece devido a popularização da tecnologia. Sendo assim, para as prefeituras, o destino delas é que grande parte dos setores passem para o mundo digital, o que faz com que seja necessário montar uma equipe de TI. Além disso, como explicado anteriormente, o setor de TI é importante para diminuir a burocracia, integrar o sistema da prefeitura, além, é claro, de diversas outras coisas importantes.

Como melhorar o setor de TI em serviços públicos?

Não existe apenas uma forma de melhorar o setor de TI em serviços públicos, pois cada realidade é única. No entanto, em primeiro lugar, o que pode ser feito é a conscientização a respeito da necessidade do setor para melhorar as prefeituras e outras localidades. Para isso, em linhas gerais, é importante que os governantes conheçam a potencialidade que a tecnologia tem para melhorar o dia a dia de todo mundo, pois só assim o poder público dará mais atenção para esse setor, o que resolverá grande parte dos desafios existentes (por exemplo, falta de orçamento, burocracia, e falta de cultura de TI no setor público, além de outros).

Principais desafios do setor de TI na gestão pública

Infelizmente, apesar de ser um setor revolucionário, o TI ainda precisa enfrentar diversos desafios para ser inserido na gestão pública. Entre esses desafios, podemos citar:

  • Resistência dos governantes em adotar um setor de TI;
  • Resistência dos próprios funcionários de prefeituras e órgãos públicos em inserir as tecnologias no dia a dia;
  • Burocracia;
  • A cultura de que TI é apenas consertar os eventuais problemas que possam vir aparecer no dia a dia, sem se preocupar em utilizar a tecnologia ao favor da repartição pública e de todos os cidadãos;
  • Má vontade de fazer um trabalho bem feito;
  • Falta de orçamento;
  • Entre outras coisas;

Benefícios de usar setor de TI no serviço público

São diversos os benefícios. Entre eles:

  • Diminuir os gastos;
  • Integralizar os diversos setores do serviço público, o que agiliza o atendimento e a resolução de problemas;
  • Melhorar a produtividade do serviço público;
  • Diminui a burocracia;
  • Digitaliza os processos;
  • Resolve problemas de forma mais rápida;
  • Entre outras coisas;

Considerações finais

Como visto até aqui, a TI (Tecnologia de Informação) é um setor de muita importância em qualquer lugar, seja uma empresa e, claro, no próprio setor público. Isso porque, além de resolver os eventuais problemas que possam surgir nesses lugares, esse setor também atua melhorando o dia a dia, aumentando a produtividade, tornando o serviço cada vez mais fácil, além de diversas outras coisas. Portanto, especialmente nos dias de hoje, é de extrema importância ter um setor de TI em prefeituras e órgãos públicos.