OneIT - Backup

A importância do backup de dados

O Backup de dados é hoje uma das principais atividades do departamento de T.I ou de uma Empresa de TI responsável pela TI de seus clientes. Você já perdeu muitos dados realmente importantes? Ou, menos do que isso, você já sentiu um momento de pânico onde você pensou que perdeu tudo que você fez ou tem armazenado? Imagens de férias com a família, um relatório do trabalho ou um semestre de lição de casa, você provavelmente tem dados no disco rígido do seu computador ou no seu dispositivo móvel que são muito valiosos para perder.

A perda de dados pode acontecer com qualquer pessoa. Ter uma estratégia de backup pode ajudá-lo a evitar o sentimento esmagador de descobrir que todo o seu trabalho árduo e lembranças preciosas desapareceram.

É uma boa ideia fazer backup de dados como parte de sua higiene cibernética. Se você perder seus dados devido a um ataque, defeito de hardware ou ransomware, ter um backup pode ser o descanso que você está procurando.

A importância de fazer backup

Você pode ter um ótimo computador ou disco rígido externo, mas um dia eles vão se desgastar e você poderá perder seus dados. Essa é apenas a natureza de qualquer peça de hardware. As vezes você pode ser capaz de resgatar seus dados, mas, novamente, talvez não. Essa é a aposta que você toma se não fizer backup dos seus dados.

Pior ainda, a Internet abriga muitas ameaças potenciais aos seus dados. Coisas como vírus e cavalos de tróia não apenas roubam seus dados. Em alguns casos, eles apagam.

Há também a ameaça de ransomware. É quando um hacker coloca um vírus no seu computador que criptografa seus dados, tornando-o inútil. Você pode ter que pagar um resgate para que o hacker descriptografe seus dados, sem garantia de que ele ou ela o fará. Se você tiver um backup atual de seus dados, isso é uma preocupação menor. Você pode simplesmente limpar o seu disco rígido e restaurá-lo para o seu último backup.

Como fazer backup de seus dados

Existem várias maneiras de fazer backup dos seus dados. Cada caminho tem seu próprio procedimento. Ainda assim, aqui estão algumas diretrizes gerais quando se trata de fazer um bom backup.

  • O armazenamento em nuvem oferece algumas vantagens sobre o armazenamento local. Por exemplo, se sua casa estiver inundada, seu backup poderá ser perdido, a menos que você tenha armazenado seus dados na nuvem.
  • Quanto mais lugares seus dados são copiados, melhor. Você não precisa escolher entre um backup físico armazenado localmente e o backup na nuvem. Escolher ambos é a sua aposta mais segura.
  • Não subestime o valor de ter cópias físicas de itens como extratos bancários e registros fiscais. É uma boa ideia manter um arquivo dos seus documentos mais importantes.
  • Identifique o que você precisa fazer backup. Por exemplo, alguns de seus aplicativos de computador podem ser armazenados na nuvem e isso pode não ser necessário.
  • Seus documentos provavelmente são a parte mais importante do seu backup. Então, reserve um tempo para organizá-los. Dessa forma, você pode ter certeza de que fez o backup de tudo o que precisa.
  • Os dados de aplicativos são uma das coisas mais difíceis de fazer backup porque os dados podem mudar diariamente. Se você confia muito em aplicativos, pode precisar de uma solução de backup que faça backup regularmente – diariamente ou com mais frequência – sem a necessidade de executar uma ação.

Fazer o backup não é uma proposta de tudo ou nada. É uma boa ideia ter um pendrive à mão para fazer backup de documentos importantes recentes. Novamente, você quer quantas camadas de backup você conseguir.

Opções de armazenamento de dados

Há muitas opções para fazer backup de seus dados. É inteligente entender os tipos de backup e obter um que atenda às suas necessidades.

Discos rígidos externos

Como o nome soa, um disco rígido externo é conectado ao computador por cabos ou sem fio. Exemplos de discos rígidos externos incluem unidades flash USB e unidades físicas, também conhecidas como SSDs. Discos rígidos externos têm algumas vantagens. Eles são portáteis, fáceis de usar e capazes de armazenar arquivos grandes. Além disso, eles podem ser movidos de um computador para outro, facilitando o transporte de dados.

Backup de nuvem

O backup na nuvem permite que os usuários façam backup de seus dados em um hardware que esteja em um local remoto. Os usuários podem acessar seus dados a qualquer momento em qualquer dispositivo pela internet.

O armazenamento em nuvem facilita o gerenciamento de seus dados. A maioria dos serviços de armazenamento em nuvem fornece uma grande quantidade de espaço de armazenamento e criptografa o conteúdo para segurança de dados.

Pen drives

Flash drives são pequenos dispositivos portáteis de armazenamento usados principalmente para transferir arquivos de um dispositivo para outro.

Diferentemente do armazenamento em nuvem, os flash drives não vêm com uma grande capacidade de armazenamento e não possuem recursos de segurança adicionais caso sua unidade seja perdida ou roubada.

Serviços de backup

O serviço de backup online é um método de backup e armazenamento de dados no qual um provedor de serviços manipula os dados armazenados. Um serviço de backup pode ajudar pessoas e empresas a gerenciar melhor seus dados.

A maioria dos serviços oferece criptografia e protege os dados contra perda causada por mau funcionamento tecnológico ou cibercrime.

Qual é a melhor solução de backup de dados?

A melhor solução de backup de dados é a que melhor atende às suas necessidades. Depende muito do tipo de dados que você está protegendo. Os cibercriminosos podem usar dados aparentemente sem importância e combiná-los para cometer roubo de identidade. Uma estratégia de backup forte pode fazer uma grande diferença em sua vida digital e lhe dar paz de espírito.

Aqui estão algumas coisas para considerar na hora de escolher um sistema de backup.

  • Facilidade de configuração
  • Espaço de armazenamento
  • Custo
  • Com que rapidez seus dados podem ser salvos em backup
  • A segurança dos seus dados
  • Capacidade de restaurar e recuperar seus dados rapidamente
  • Aplicativos para celular e tablet para acessar seus dados
  • Eu preciso de vários backups?

Existem muitas razões para fazer backup de seus dados pessoais. E é uma boa ideia fazer isso em mais de um lugar. Se você estiver procurando por acesso fácil aos seus arquivos quando não tiver uma conexão à Internet, poderá armazenar dados em um dispositivo removível como um disco rígido externo. Se você está procurando por backup online, ter uma estratégia de armazenamento em nuvem pode ser uma solução eficaz.

As chances de perder todos os seus dados, digamos, em um desastre, não são grandes, mas nunca é uma má ideia tomar precauções caso aconteça o impensável. Pense no backup de dados como uma das precauções mais seguras que remediar. É relativamente barato e não leva muito tempo. O custo de ficar sem poderia ser muito maior.

Para saber mais sobre execução de projetos de armazenamento na nuvem fale com um de nossos especialistas, a OneIT é uma Empresa de TI especializada em soluções de Backup na Nuvem em São Paulo.